MicoBioExtract: Valorização integral de subprodutos resultantes da produção de cogumelos em bioextractos

O Projeto 

O projeto MicoBioExtract, promovido pela empresa Voz da Natureza, Lda., pretende desenvolver atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito da economia circular e biotecnologia, nomeadamente ao nível da valorização dos subprodutos da produção de cogumelos em sistema fechado para a produção de novos ingredientes e revestimentos alimentares.

Os subprodutos e refugo da cadeia produtiva de cogumelos têm um elevado peso económico, apesar de serem uma fonte rica de compostos funcionais e bioativos. A valorização destes subprodutos é uma oportunidade para a criação de novos produtos de valor acrescentado e de aumentar a sustentabilidade da cadeia produtiva de cogumelos em sistema fechado.

O principal propósito do MicoBioExtract é alcançar produtos (revestimentos e/ou ingredientes bioativos) que permitam aumentar o tempo de prateleira dos cogumelos e frescos /desidratados ou de outros agroalimentos, através da garantia da segurança alimentar e qualidade sensorial/nutricional.

Além disso, o projeto proporcionará a melhoria de outras características bioativas, como cosméticas, nutracêuticas ou relacionadas à saúde; por aplicação dos produtos desenvolvidos em diversos setores.

Pretende-se com o projeto explorar várias oportunidades de negócio associadas aos dois produtos principais que se propõe desenvolver: conservantes e revestimentos alimentares. Para tal o projeto visa a realização de atividades de investigação científica, nomeadamente, ao nível da biotecnologia de extração e desenvolvimento de novos ingredientes e revestimentos, assim como ao estudo de novas atividades biológicas e novas aplicações ao nível do processamento alimentar dos produtos desenvolvidos.

Os cogumelos nativos representam um segmento de investimento em crescendo na Europa e no resto do Mundo, o que poderá proporcionar retorno económico com valores geradores de um fluxo elevado de exportação. Em termos da cadeia de valor agroalimentar, os produtos biotecnológicos que a Voz da Natureza pretende desenvolver estão associados aos coprodutos florestais. São assim uma base importante da cadeia de valor florestal, porque também contribuem para a fitossanidade e proteção do ecossistema. Por outro lado, o projeto permitirá proteger a cadeia de valor a jusante, pela orientação do tipo de produções de cogumelos com revestimentos incorporados, que os tornam diferenciadores e que não colocam em risco o ecossistema, oferecendo maior segurança ao consumidor final. Em termos da cadeia de valor dos cogumelos silvestres os produtos posicionam-se a montante. Com a investigação e desenvolvimento em biotecnologia do projeto, a Voz da Natureza pretende desenvolver, produzir e comercializar a nível regional, nacional e internacional, uma linha de produtos de alta qualidade, posicionando-se no mercado e cadeia de valor dos cogumelos de produção com características distintivas a nível de conservação, qualidade e diversidade. Os segmentos de mercado que visa atingir centram-se no mercado gourmet e elevada qualidade, farmacêutico-industrial, sem desvalorizar outros tipos de mercado que permitam o desenvolvimento da empresa.

Os principais outputs do projeto em termos comerciais são: (1) bioextratos com origem em subprodutos e refugos de cogumelos; (2) conservantes e revestimentos naturais para matrizes alimentares; (3) e valorização nutracêutica.

No contexto dos bioextratos e conservantes e revestimento é objetivo da Voz da Natureza desenvolver esta área de negócio. O objetivo é formar uma rede de produtores de cogumelos em parceria com a Voz da Natureza para aumentar a escala e capacidade de produção a curto espaço de tempo, sendo que assim irá ser possível disponibilizar aos produtores extratos para que a produção de cogumelos em fresco seja mais competitiva a nível internacional, pelo aumento do tempo de prateleira.

 

A Parceria

O consórcio criado para a realização do projeto vai ao encontro da prioridade estratégica da Voz da Natureza, de se basear em atividades de I&DT para dar resposta às necessidades e expectativas dos seu crescimento no mercado e na captação de clientes, que exigem soluções para os problemas que o setor enfrenta e produtos de qualidade superior garantida. Neste contexto, o promotor líder do projeto identificou a Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Politécnico de Bragança- Centro de Investigação da Montanha como parceiros indispensáveis à implementação com sucesso das atividades de I&D previstas, atendendo às competências e conhecimentos científicos que detêm que se revelam importantes para a concretização dos objetivos do projeto.

Neste sentido, as entidades que constituem o consórcio do projeto reúnem todas as competências nucleares essenciais ao desenvolvimento de novas formulações antioxidantes para a prevenção de contaminações e aumento do tempo de prateleira durante a conservação dos cogumelos fresco e desidratados, de elevado valor acrescentado no mercado, tendo para o efeito definido uma equipa multidisciplinar e experiente que será responsável pela execução das diferentes atividades.

 

Inês Ferreira, Investigadora Responsável do projeto MicoBioExtract destaca o impacto do projeto e a importância do apoio do COMPETE 2020:

"Este é um projeto transversal e que poderá ter elevado impacto na da cadeia de valor associada à produção de cogumelos, através da produção de novos bioextratos, conservantes e revestimentos naturais com origem em subprodutos e refugos de cogumelos; bem como a sua valorização nutracêutica.

O projeto MicoBioExtract, atualmente em desenvolvimento, conta assim com o apoio atribuído pelo COMPETE 2020, que tem sido uma mais-valia financeira fundamental, particularmente no que toca à afetação dos recursos humanos especializados e de recursos materiais, que são essenciais para a boa prossecução dos objetivos do projeto."

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto da MicoBioExtract conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 472 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 351 mil euros.

23/10/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa