Comércio Digital - Qualificar empresas do comércio e serviços para a Economia Digital

 

 

 

 

 

"Até 2020 o programa vai percorrer o país para realizar um total de 150 sessões e colocar cerca de 50 mil empresas na economia digital" revela António Teixeira, coordenador do Programa COMÉRCIO DIGITAL, ao COMPETE 2020.

 

 

 

António Teixeira, coordenador do projeto COMÉRCIO DIGITAL em conversa com o COMPETE 2020:

"O programa Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital, em pareceria com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), que conta com o apoio do Ministério da Economia e é co-financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020, que está a promover a presença online junto das empresas portuguesas do sector do comércio e dos serviços, dando-lhes a conhecer as estratégias para uma presença online e as ferramentas essenciais do marketing digital que lhes permitirá “modernizar e internacionalizar os seus negócios, aproveitando novas oportunidades, no contexto do comércio online e da economia digital a nível mundial.

O roadshow nacional do programa Comércio Digital – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital arrancou na cidade de Leiria com o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira a presidir ao arranque, no passado mês de fevereiro. Já foram realizadas 11 sessões, em 11 cidades diferentes que juntaram quase um milhar de participantes. Até 2020 o programa vai percorrer o país para realizar um total de 150 sessões e colocar cerca de 50 mil empresas na economia digital.

O ComércioDigital.pt disponibiliza uma plataforma online com conteúdos informativos de capacitação para a economia digital e efetuar conjunto de estudos sobre os negócios e os mercados online.

O balanço é muito positivo pela adesão de participantes. À medida que vamos passando pelas cidades com o roadshow sentimos o interesse dos comerciantes e empresários em conhecer o programa e as potencialidades do mercado digital.

A ACEPI está a mobilizar os empresários para a digitalização mostrando-lhes a importância de uma presença digital e da incorporação da tecnologia nos seus modelos de negócio. Em todas as sessões apresentam um consultor de economia digital e de e-commerce, que tem como objetivo sensibilizar e capacitar os comerciantes e empresários para a importância de ter um website, ou seja, uma “montra e uma morada” online, que consideram ser o primeiro passo para a digitalização.

O mercado online vai dar um maior alcance às empresas e é esse impulso que o Comércio Digital quer dar às micro, pequenas e médias empresas portuguesas.

A realização deste programa que integra o roadshow nacional, para tentar chegar a todas as microempresas e PME só é possível com o apoio do COMPETE 2020, que percebeu desde início, a importância de apoiar os comerciantes e empresários portugueses na sua entrada no mercado digital. O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FEDER de 1,4 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,2 milhões de euros. Apesar de existir alguma resistência das empresas na entrada do mercado digital, acreditamos que o programa Comércio Digital vai mudar esta realidade até 2020.

O mais recente estudo sobre a economia digital conduzido pela IDC, ACEPI e apoiado pelo .pt comprova que apenas 40% das empresas portuguesas têm presença online e, destas, só 18% vendem para o estrangeiro. Ora, isto significa que cerca de 60% das empresas portuguesas estão a perder “o comboio da internet” e as suas potencialidades.

O mundo mudou. Vivemos atualmente numa sociedade digital que preconiza o estar online em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Este estudo estima a evolução da percentagem da população que vai estar e comprar online em 2025, mostrando dados relevantes referentes ao ano transato acerca da mesma temática.

O mesmo mostra ainda que, segundo os mais recentes valores de volume de negócios, o online é uma oportunidade única, sobretudo para as PMEs portuguesas. Na verdade, em 2020, mais de metade da economia estará digitalizada, com o valor a passar para os 90% em 2027.

Os números do último estudo da ACEPI com a IDC revelam igualmente que o número de portugueses que compram online está a crescer, com 3,5 milhões a usarem a internet para fazer compras, representando em 2018 já 4,9 mil milhões de euros.

O Comércio Digital já está na estrada e vai apoiar a entrada de milhares de empresas portuguesas no mercado online, mais perto do futuro e sem fronteiras."

 

10/04/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa