SOLFI: utiliza a rede de transportes coletivos de passageiros na operação logística de encomendas

Em conversa com o COMPETE 2020, Fernando Vieira, Director da OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, fez um ponto de situação relativamente à execução o projeto SOLFI:

Fernando Vieira | Director da OPT

 

Este projeto visa o aproveitamento da rede de transportes coletivos de passageiros de um centro urbano na operação logística de encomendas de pequenas dimensões.  Conceptualmente substitui o trajeto de uma encomenda que tradicionalmente seria efetuado por um operador logístico, introduzindo a rede de transportes coletivos de passageiros (e respetivo operador) como intermediários entre a periferia da zona urbana e o seu interior incluindo um operador de micrologística na última parte do trajeto.

Figura 1 - Funcionamento da solução SOLFI

Apesar dos constrangimentos colocados à execução deste projeto que decorrem das restrições, associadas ao período pandémico que temos vindo a atravessar, foi possível concluir o desenvolvimento dos vários módulos que compõem este sistema integrando, as componentes algorítmicas desenvolvidas pela Universidade de Aveiro (entidade científica copromotora deste projeto).

Assim, neste momento, a equipa do projeto está preparada para dar início ao piloto que servirá como prova de conceito, demonstrando a viabilidade da utilização deste conceito e os seus efeitos na diminuição das deslocações logísticas nos grandes centros urbanos. As restrições referidas têm tido impacto especialmente na operacionalização deste piloto sendo expectável que o mesmo possa estar em operação no início de 2022.

Tal como referido ao longo deste período para além do desenvolvimento das componentes de interação com os vários stakeholders deste novo conceito foram desenvolvidas e testadas as componentes algorítmicas que, em cada momento, permitirão identificar o trajeto otimizado que cada encomenda deverá seguir, identificando o local e momento de entrega na periferia da zona urbana, a linha/carreira utilizada para o seu transporte para o interior, o momento e local de transferência para o operador de micrologística e a janela temporal de entrega no destino final.

Figura 2 – rede de autocarros da cidade do porto utilizada para o teste de eficiência e escalabilidade do modelo

A figura 2 corresponde a um exemplo, utilizado durante a fase de testes para simular o funcionamento deste conceito. Nesta figura, é possível visualizar pontos de entrega periféricos (Hubs), paragens da rede de transportes selecionadas para a transferência no interior da zona urbana e trajetos da rede de transportes utilizada. Os resultados da execução da bateria de testes efetuada ao longo deste período permitem à equipa deste projeto encarar com confiança o piloto que irá ser iniciado brevemente.


O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela OPT – Optimização e Planeamento de Transportes em copromoção com a Universidade de Aveiro e cofinanciado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de copromoção, com um investimento elegível de 579 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 427 mil euros.

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05/11/2021 , Por Miguel Freitas
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