Sustentabilidade como uma estratégia inteligente de Competitividade

Num contexto em que a pandemia nos lembrou a nossa fragilidade humana no planeta em que habitamos  e em que a atividade económica global teve uma quebra de 50% em setores cruciais  como a indústria automóvel, o transporte aéreo e o turismo, a Comissão Europeia apresentou a 27 de maio de 2020 um plano de recuperação verde, com destaque para as energias renováveis, a mobilidade limpa e a economia circular

De acordo com o World Economic Forum, a recuperação da crise do coronavírus é uma oportunidade para se redesenhar uma economia sustentável e inclusiva, revitalizar a indústria, preservar sistemas vitais de biodiversidade e combater as mudanças climáticas.

Existe apenas um planeta Terra mas, em 2050, o mundo consumirá como se existissem três. O consumo mundial de matérias-primas, como a biomassa, os combustíveis fósseis, os metais e os minerais, deverá duplicar nos próximos quarenta anos, , prevendo-se que a produção anual de resíduos aumente 70 % até 2050.

Para as empresas, o facto de colaborar na criação do quadro estratégico para sustentabilidade dos produtos abrirá novas oportunidades na UE e no resto do mundo.

Esta transição, gradual mas irreversível, em direção a um sistema económicosustentável, constitui um elemento indispensável da nova estratégia industrial da UE.

A sustentabilidade é um imperativo ético quando pensamos nas gerações futuras e em deixar-lhes um mundo mais seguro e é também uma estratégia inteligente de desenvolvimento económico.

Esta semana apresentamos lhe projetos de Investigação e Desenvolvimento liderados por empresas que em trabalho colaborativo desenvolvem soluções de mobilidade, de soluções energéticas e gestão inteligente de recursos . O Futuro é hoje

Ghisallo: entrevistamos Ana Machado Silva, Senior Project Manager na Sonae MC e responsável do projeto Ghisallo, um projeto promovido pelas empresas Sonae MC Serviços Partilhados S.A., (promotor-líder), VR Motors, Manuel Soares Gonçalves, e pelas entidades do SCTN Universidade de Aveiro e CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma nova solução de comutação urbana, baseada num novo conceito de veículo elétrico de próxima geração que garanta uma deslocação segura, confortável, rápida, saudável, ecossustentável, inteligente e multimodal.

Projeto - "SHIP: Solar Heating for Industrial Process" apresenta como principal objetivo a demonstração de um sistema holístico de integração direta de tecnologias que funcionam com tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura.Desevolvido por um consórcio composto por cinco entidades: três promotores empresariais (MCG, KEMET Electronics Portugal e OnControl) e duas entidades não empresariais do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e UEVORA - Universidade de Évora) é uma proposta inovadora para empresas que desejam investir em energia, de processo limpo e renovável, através de um sistema solar térmico industrial de abordagem modular e competitiva.

AudaCidade: solução inovadora “para o desenvolvimento e a gestão sustentável das cidades” A empresa Colours Concept, SA. pretende, através de um projeto de I&DT, criar uma solução de gestão e controlo de uma smart city e um novo paradigma de negócio para aumentar a eficiência energética, promover o consumo mais racional e sustentável de recursos e envolver e responsabilizar os intervenientes de uma rede de serviços urbanos, com aposta diferenciadora na utilização de cloud e blockchain privadas.

10/09/2020 , Por COMPETE 2020