Quando o crescimento sustentável é uma oportunidade de negócio | Projetos nacionais que respondem ao desafio

As preocupações ambientais e o caminho para o desenvolvimento sustentável é um grande desafio para a humanidade mas também representa uma grande oportunidade para as empresas, que podem desempenhar neste contexto um papel fundamental.  Durante séculos, o crescimento económico parecia depender da utilização de recursos naturais como se estes fossem inesgotáveis. O resultado imediato: crise de recursos e aumento de preços. A médio prazo olhamos para o mundo que conhecemos e vemos ecossistemas a desaparecer. E não há crescimento e competitividade sem equilíbrio.

Ao modelo tradicional de produção linear hoje respondemos com modelos circulares, onde nada se perde e tudo se transforma e onde o respeito pelos ecossistemas e pela fragilidade dos mesmos marca a conceção do processo produtivo desde o seu início.

A sustentabilidade tornou-se, portanto, uma preocupação comum para as empresas e deve assumir a liderança na condução de mudanças sustentáveis.  Não se trata apenas de alterar o paradigma de produção mas de estar na vanguarda para fornecer produtos,tecnologias, serviços e soluções necessários  para que o crescimento seja mais sustentável. 

A Comissão Europeia ambiciona uma Europa neutra em relação ao clima até 2050: a 28 de novembro de 2018, a Comissão apresentou a sua visão estratégica a longo prazo para uma economia próspera, moderna, competitiva e neutra em relação ao clima até 2050.

A estratégia mostra como a Europa pode liderar o caminho para a neutralidade climática, investindo em soluções tecnológicas realistas, capacitando os cidadãos e alinhando a ação em áreas-chave como política industrial, finanças ou pesquisa - garantindo justiça social para uma transição justa.

O COMPETE 2020 atua ativamente na promoção do crescimento sustentável, incentivando uma utilização eficiente dos recursos e contribuindo para a transição de uma economia de baixo carbono, interrelacionados com o potencial crescimento de atividades relacionadas com a economia verde e azul, com o desenvolvimento das regiões e com a criação de emprego.

08/08/2019 , Por Paula Ascenção