Empresas nacionais cooperam para inovar | Aprovados 289 milhões de euros em projetos empresariais em copromoção

O investimento em I&I ( Investigação Inovação) é um indicador fundamental da capacidade para construir uma economia baseada no conhecimento e na inovação, o que justifica o comprometimento crescente de muitos países, incluindo a generalidade dos Estados Membros da UE, com políticas públicas de estímulo ao investimento empresarial em I&I. Um investimento regular e elevado em I&I pelo setor empresarial, particularmente em atividades de média-alta e alta tecnologia, é tido como fundamental para gerar e manter um fluxo regular de inovação na atividade económica capaz de sustentar a competitividade de uma economia .

Esse comprometimento é evidente nas políticas públicas de um crescente número de países que definem objetivos concretos para a intensidade de I&I empresarial e consideram esses objetivos como referências fundamentais na construção dos seus planos de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de médio e longo prazo. É um fenómeno à escala mundial que não se restringe aos países tecnologicamente mais avançados e/ou que mais investem em I&I. 

A inovação ocorre dentro de um ecossistema de múltiplas variáveis e qualquer variável ausente neste ecossistema pode impedir que novas ideias sejam geradas ou evoluir para produtos comerciais viáveis.

 

O COMPETE 2020 dispõe dos instrumentos necessários para alavancar o investimento empresarial em I&I, nomeadamente através dos sistemas de incentivos diretos às empresas e promovendo o trabalho conjunto com os Centros de conhecimento, porquanto se o investimento das empresas em actividades de I&D tem aumentado em Portugal na última década, ainda se  verifica uma insuficiente articulação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I ( não empresariais), dificultando a transferência tecnológica com efeitos favoráveis na cadeia de valor gerado para a economia, fator acentuado pela prevalência de uma reduzida cultura de cooperação interempresarial, sobretudo no domínio internacional, determinante para a valorização económica da I&I.

Dados reportados a 30 de maio 2019 ,mostram que o COMPETE 2020 aprovou 333 projetos de I&I empresarial em copromoção, num total de 289 milhões de investimento , correspondendo a  190 milhões de incentivo (FEDER).  Nesta edição da Newsletter vamos apresentar-lhe 4 projetos de empresas que lhe apresentam soluções diferenciadores porque a amplitude do conhecimento é ilimitada:

MC-pool - um conceito inovador de piscinas modulares, pré-fabricadas em betão

MoedINOV: Desenvolvimento de Moedas de coleção com estética inovadora recorrendo a tecnologias avançadas  

Amorim Isolamentos inova no arrefecimento evaporativo passivo de fachadas  

BIODI: Biometria e Detecção de Incidentes

17/07/2019 , Por Paula Ascenção