cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor

Em declarações ao COMPETE 2020, Maria João Alegria, Gestora de Investigação Aplicada da SUMOL+COMPAL Marcas, falou do projeto cLabel+ e da importância dos Fundos Europeus:

Maria João Alegria

O projeto cLabel+, liderado pela SUMOL+COMPAL Marcas, mobiliza em torno de um propósito comum: a procura de resposta aos desafios que se colocam à indústria alimentar, com enfoque no conceito de “clean label”, um conjunto de empresas de referência nos respetivos setores e de instituições de excelência do Sistema Científico Nacional, localizadas em diversas regiões do País, que conferem ao projeto competências e conhecimentos relevantes e complementares.

O consórcio, pela sua dimensão, representa um grande desafio de articulação, intensificado pelas circunstâncias adversas da pandemia  mas, em simultâneo, estimula a capacidade de cooperação e superação de todos os intervenientes.

O apoio do COMPETE 2020, reveste-se de grande importância na medida em que torna possível aumentar capacidades do consórcio e executar as atividades de investigação e desenvolvimento com a profundidade adequada.

Enquadramento

A perceção do consumidor de que a alimentação é um dos principais fatores determinantes para a saúde, modificável, voluntário, faz com que as tendências de consumo apontem para uma maior procura de alimentos potencialmente benéficos para a saúde. A indústria alimentar procura novos ingredientes, formulações e tecnologias capacitando-se para responder às necessidades do consumidor e alinhando-se com as principais estratégias do PNPAS -Programa Nacional Para uma Alimentação Saudável. (O PNPAS tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias).

Esta orientação estratégica da indústria alimentar para o desenvolvimento de novos produtos é suportada por estudos de mercado realizados através de metodologias específicas, que permitem definir as grandes tendências do setor.

 

O Projeto

O cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor é um projeto promovido por um consórcio liderado pela SUMOL+COMPAL Marcas, reunindo um total de 20 entidades, entre empresas (8) e entidades não empresariais do sistema de I&I (12), tendo como objetivo geral responder aos desafios que o consumidor coloca à indústria alimentar.

O projeto cLabel+ pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do Setor Alimentar em Portugal aumentando a sua capacidade para dar resposta aos desafios que lhe são colocados num mercado cada vez mais competitivo, mais dinâmico e com consumidores cada vez mais bem informados e exigentes.

O projeto está centrado nas atuais tendências do mercado do Setor Alimentar e nos desafios que se colocam à indústria alimentar para dar uma resposta efetiva e no tempo adequado. Só uma indústria alimentar na vanguarda do conhecimento cientifico-tecnológico, com capacidade para responder e, desejavelmente antecipar, a estes desafios, será capaz de garantir o crescimento sustentado do setor de modo a que se constitua, cada vez mais, como um setor de excelência em Portugal com produtos de qualidade e competitivos num mercado cada vez mais exigente e cada vez mais orientado para responder às necessidades de consumidores cada vez mais informados sobre a importância da alimentação para o seu bem-estar e saúde e mais exigentes.

O projeto tem como principal objetivo responder aos desafios que o consumidor coloca à indústria alimentar e pretende desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar.

Para que o consumidor percecione e descodifique o “clean label”, serão desenvolvidos processos e produtos que resultarão em menções concretas nos rótulos dos produtos que os clientes e os consumidores reconhecerão como associadas a um produto consistente com o conceito “clean label”. Neste sentido, o projeto cLabel+ será composto por 5 PPS (Produto, Processo ou Serviço) que visam: i) valorização nutricional de produtos através dos macronutrientes e das condições de processamento; ii) soluções inovadoras e “clean label” para a redução do açúcar e modelação do poder adoçante em alimentos; iii) estabilização e conservação "clean label" de molhos, produtos cárneos e confeitaria; iv) novas metodologias para a integração e otimização da resposta do consumidor; v) gestão do projeto, disseminação e valorização de resultados.

Estando alinhado com o Plano de Ação do Portuguese Agrofood Cluster, com o presente projeto pretende-se desenvolver produtos e processos numa lógica de mobilização transversal de recursos humanos, com vasto currículo e experiência em desenvolvimento e implementação de projetos de I&D nas áreas temáticas do cLabel+.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido por um consórcio liderado pela Sumol+Compal, reunindo um total de 20 entidades, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 4,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,1 milhões de euros.

 

22/02/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa