Leia a entrevista a Bruno Antunes, Research Manager da Wavecom e responsável do projeto BigHPC

Sintese do Projeto

As infraestruturas HPC (High-Performance Computing), anteriormente focadas na computação altamente paralela e distribuída, servem agora também de suporte à análise de grandes volumes de dados (Big Data). O projeto BigHPC visa desenvolver uma plataforma inovadora de gestão para aplicações de Big Data e computação paralela e distribuída, a qual será integrada com as atuais infraestruturas e software para HPC. O projeto irá investigar, desenvolver e integrar novos componentes de monitorização, visualização e gestão de armazenamento capazes de lidar com a escala e a heterogeneidade da infraestrutura, assim como com os requisitos de desempenho e resiliência de diferentes aplicações.


A Entrevista

Em entrevista ao COMPETE 2020, Bruno Antunes, Research Manager da Wavecom e responsável do BigHPC falou-nos do projeto, da parceria internacional bem como da importância dos Fundos Europeus:

Bruno Antunes | Research Manager da Wavecom
 

Como nasceu o projeto BigHPC? Quais foram as principais motivações?

As infraestruturas High-Performance Computing (HPC), tradicionalmente focadas na computação altamente paralela e distribuída, começam cada vez mais a servir de suporte à análise de grandes volumes de dados (Big Data).

Esta tem sido uma tendência crescente verificada em centros HPC, e considerando a grande quantidade de recursos computacionais disponíveis, o avanço nestas novas áreas de Big Data irá beneficiar em muito do desenvolvimento de ferramentas que permitam um aproveitamento mais eficiente destes recursos.

Surgiu dessa forma o projecto BigHPC, na junção entre Big Data e HPC, com o objectivo de disponibilizar uma nova framework que permita, quer a um grupo de utilizadores que se pretende cada vez mais alargado, quer a administradores de clusters HPC, a melhor rentabilização dos recursos existentes, maximizando a sua utilização, e no desenvolvimento de novas tecnologias em áreas como a saúde, cidades inteligentes, ciências naturais, entre outras.

O que considera ser o elemento diferenciador no projeto BigHPC?

O projecto BigHPC visa desenvolver ferramentas para facilitar a implementação de aplicações Big Data de forma a que possam tirar melhor proveito das infraestruturas HPC. Estimamos dessa maneira que a framework desenvolvida no final do projecto irá facilitar a implementação de novas ferramentas Big Data em sistemas HPC e permitir também a melhoria na gestão destes mesmos sistemas. Adicionalmente pretende ainda aumentar a utilização deste tipo de recursos, aumentando a sua taxa de utilização global, e criar uma interface única para acesso nas diferentes arquitecturas HPC existentes.

Qual a relevância da parceria internacional na realização do Projeto?

A colaboração dos parceiros internacionais que compõem o consórcio, TACC e UT Austin, são fulcrais para a execução do mesmo pois têm permitido o acesso a conhecimento que não se encontra actualmente disponível a nível nacional, com base na sua experiência no desenvolvimento, implementação e manutenção de infraestruturas HPC.

Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?

O BigHPC é um projecto cofinanciado pelo COMPETE 2020 e tem um custo total elegível de cerca de $ 2M (1 183 532,05€ Portugal e 800 000 $ Austin), com um apoio financeiro da União Europeia através do FEDER.

Sem o apoio do COMPETE 2020 não seria possível à Wavecom o suporte em exclusivo dos custos e riscos associados ao desenvolvimento de um projecto tão complexo e numa área tão inovadora, e permite dessa forma o aumento da capacidade de I&D da empresa e a criação de novas áreas de negócio.


O Consórcio

O BigHPC é um projeto internacional com foco no desenvolvimento de tecnologias de monitorização e gestão de infraestruturas HPC. O consórcio é constituído por seis parceiros, dos quais quatro são portugueses (Wavecom, INESC TEC, LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e MACC - Minho Advanced Computing Center) e dois são americanos (University of Texas at Austin e TACC - Texas Advanced Computing Center).

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, Parcerias Internacionais, envolvendo um investimento elegível de 1,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 748 mil euros.

Links

Wavecom - Website | Linkedin

INESC TEC - Website | Facebook | Linkedin | Twitter

LIP -  Webpage  | Facebook | Linkedin | Twitter

UT Austin - Website | Facebook | Linkedin | Twitter

MACC - Website

TACC - Website | Facebook | Linkedin | Twitter

 

16/03/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa