Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2022 Portugal

A Comissão Europeia tem vindo a acompanhar, desde 2014, o progresso digital dos Estados-Membros através dos relatórios do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES). Todos os anos, os relatórios incluem perfis nacionais, que ajudam os Estados-Membros a identificar áreas de intervenção prioritárias, bem como capítulos temáticos que apresentam uma análise das principais áreas da política digital ao nível da UE. O IDES classifica os Estados-Membros em função do seu nível de digitalização e analisa os progressos relativos realizados nos últimos cinco anos, tendo em conta o seu ponto de partida.

Portugal ocupa o 15.º lugar entre os 27 Estados-Membros da UE na edição de 2022 do Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), tendo subido uma posição em relação a 2021. Os progressos relativos de Portugal são, de modo geral, ligeiramente inferiores aos dos países homólogos, pelo que há margem para o país acelerar os seus esforços de digitalização.

A Estratégia e o Plano de Ação para a Transição Digital de 21 de abril de 2020 identificaram como prioridades nacionais a capacitação e a inclusão digital das pessoas, a transformação digital do tecido empresarial e a digitalização da Administração Pública.

Portugal tomou uma série de medidas para dotar a sua população de competências, expandir a conectividade e apoiar a adoção de tecnologias pelas pequenas empresas. No entanto, continuam a existir disparidades entre as empresas e as pessoas no que se refere à adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC). A pontuação de Portugal (4,7 %) está muito próxima da média da UE (4,5 %) – uma tendência que se afigura positiva para a sua futura quota de especialistas digitais na população ativa, no contexto da meta da UE para a Década Digital em matéria de competências digitais básicas e de especialistas em TIC.

As infraestruturas de conectividade são de boa qualidade, havendo margem para expansão da cobertura 5G. O país tem um bom desempenho em termos de acesso à banda larga fixa de, pelo menos, 100 Mbps e de cobertura de Internet fixa de alta velocidade, mas o seu desempenho diminui no que respeita ao número de assinaturas de dados móveis por 100 habitantes e à implantação da tecnologia 5G.

Portugal transformou o funcionamento da sua Administração Pública e a conceção dos serviços públicos graças a uma digitalização sustentada ao longo do tempo, estando a ponto de se juntar aos líderes da UE neste domínio. Exceto no que respeita ao número de utilizadores de serviços de Administração Pública em linha e às aplicações de megadados, Portugal excede ou iguala as médias da UE no domínio dos serviços públicos digitais.

(Fonte: Comissão Europeia - Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2022 - Portugal)

Link

Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade de 2022 - Desempenho dos países na digitalização

09/08/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa