Plasma2Gas: o desenvolvimento de um sistema de gasificação de lamas de depuração por plasma através da indução de micro-ondas

 

Testemunho de Filinto Oliveira, CEO da NEL - New Energy Level e responsável do projeto Plasma2Gas:

Filinto Oliveira | CEO da NEL - New Energy Level

“Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Plasma2Gas visa o desenvolvimento de um sistema de gasificação de lamas de depuração por plasma através da indução de micro-ondas.

A solução Plasma2Gas assenta na reutilização do gás de síntese resultante da gasificação destes resíduos para produção de energia elétrica, diminuindo o impacto ambiental deste processo e contribuindo para a eficiência e autonomia energética na gestão deste resíduo.

O apoio do COMPETE 2020 para o cofinanciamento deste projeto, permitiu a constituição de uma equipa multidisciplinar, assente na estreita colaboração entre as empresas e as entidades do sistema cientifico nacional do projeto, contribuindo para a transição do modelo linear de produção de bens e serviços, para um modelo circular (Economia Circular) e permitindo a valorização dos resíduos de lamas de depuração como recursos endógenos, a redução da sua deposição em aterro e a produção de energia com baixa pegada de carbono.

Desta forma, considero que pelo carácter transversal da temática da gestão de lamas de depuração, o apoio concedido pelo COMPETE 2020 para a execução do projeto Plasma2Gas poderá ser capaz de se destacar no mercado nacional e internacional, e contribuir no futuro e de forma pragmática para o cumprimento de metas relacionadas com as atuais políticas Nacionais e Europeias nas áreas das Energias Renováveis e da Gestão de Resíduos.”

Enquadramento

Em Portugal, no que concerne à gestão de resíduos foram delineados vários planos estratégicos para distintas tipologias de resíduos, dos quais se destaca o Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2014- 2020 (PNGR). O PNGR estabeleceu como objetivo estratégico a promoção da eficiência da utilização de recursos naturais na economia favorecendo a prevenção da produção de resíduos, a utilização eficiente de bens e materiais e a sua reutilização ou reciclagem em fim de vida.

Em consonância com as premissas e objetivos preconizados no PNGR, o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal pretende igualmente tratar os resíduos como matéria-prima e não como desperdício. A economia circular, é um conceito estratégico que assenta na prevenção, redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de «fim-de-vida» da economia linear por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento-chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação tradicionalmente vista como inexorável. Relativamente à gestão de resíduos, este plano de ação indica claramente que a transformação dos resíduos em recursos é crucial para aumentar a eficiência dos recursos, de forma a fechar o ciclo numa economia circular. Assim, a promoção da inovação no domínio da reciclagem e reutilização, a limitação da deposição em aterros e incentivo à mudança de comportamento dos consumidores, contribuirá diretamente para a obtenção de benefícios significativos, ao nível do crescimento sustentável, criação de emprego, redução das emissões de gases com efeito de estufa, realização de economias diretas associadas a melhores práticas de gestão de resíduos e melhor ambiente.

Relativamente às lamas de depuração, a multiplicidade de origens (tratamento de águas residuais urbanas, de águas para abastecimento público, de efluentes líquidos das explorações pecuárias, de efluentes das indústrias agroalimentares, de efluentes de outras indústrias, etc.) induzem um caracter urgente no que concerne à sua gestão e valorização.

 

O Projeto

O projeto Plasma2Gas visa o desenvolvimento de um sistema de gasificação de lamas de depuração por plasma através da indução de micro-ondas. O sistema ou solução Plasma2Gas incluirá uma unidade de alimentação de resíduos, uma unidade de gasificação por plasma induzido por micro-ondas, uma unidade de tratamento térmico do gás de síntese, uma unidade de limpeza do gás de síntese, uma unidade de armazenamento e consumo do gás de síntese e uma unidade de controlo e automação de todo o sistema.

Pretende-se utilizar como matérias-primas para a alimentação do sistema proposto, resíduos de lamas de depuração com origens e caraterísticas físico-químicas distintas, como são o caso das lamas do tratamento de águas residuais domésticas (ETAR), lamas do tratamento da indústria do papel ou lamas de tratamento de outras unidades industriais.

A solução Plasma2Gas assenta na reutilização do gás de síntese resultante da gasificação desses resíduos para produção de energia elétrica diminuindo o impacto ambiental deste processo e contribuindo para a eficiência e autonomia energética dos gestores de resíduos. Por sua vez, o gás de síntese em excesso poderá ser utilizado para gerar energia ou queimado controladamente.

Todos os resultados serão utilizados para elaborar uma base de dados sobre a qual será validado e testado o modelo teórico inicial, em que se baseará o software de controlo dos equipamentos, e que permitirá adaptar esta tecnologia à realidade de cada cliente. O processo permitirá ainda a obtenção de um subproduto sólido que poderá ser incorporado em materiais de construção civil.

O projeto Plasma2Gas contribuirá para a transição do modelo linear de produção de bens e serviços, para um modelo circular (Economia Circular), permitindo a valorização de resíduos como recursos endógenos, a redução da sua deposição em aterro e a produção de energia com baixa pegada de carbono.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela NEL – New Energy Level em copromoção com a AMBITREVO - Soluções Agrícolas e Ambientais, o C.V.R. – Centro para a Valorização de Resíduos e a Universidade do Minho e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de um milhão de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 761 mil euros.

Links

Website do projeto

Website da NEL

Website da AMBITREVO

Website do C.V.R

Website da Universidade do Minho

 

19/10/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa