Projetos promovidos por empresas do setor cultural

Esta semana dedicamos a Newsletter a projetos promovidos por empresas do setor cultural que submeteram as suas candidaturas ao Programa Garantir Cultura. Este apoio, lançado em época de pandemia, permitiu incentivar as atividades culturais e artísticas, em particular a criação e a programação culturais, em formato físico ou digital, para que as empresas pudessem manter as respetivas atividades, mas também pudessem relançar, em segurança, as muitas iniciativas que ficaram suspensas durante a pandemia.

A dinâmica económica e social do setor cultural e criativo que vinha sendo registada, de forma sustentada, ao longo dos últimos anos antes da doença COVID-19 era positiva. O choque pandémico causou, todavia, uma contração da atividade sem precedentes, sobretudo ao nível das atividades que envolvem contactos pessoais, como é o caso de muitas pertencentes ao setor da cultura.

A cultura e o tecido empresarial cultural consubstanciam uma importante alavanca da economia e do emprego. A par desta dimensão, a cultura, enquanto alicerce do bem-estar social, constitui um fator decisivo para preservar e promover a diversidade, a igualdade, o pluralismo, a liberdade de expressão, a participação, o diálogo e a coesão social. Valores fundamentais para a Europa.

E foi neste contexto que foi criado um programa específico para apoiar projetos de atividades de criação ou programação culturais dirigidas ao público, o que pode abranger apresentações e formatos físicos ou digitais, incluindo atividades relativas a projetos que, em virtude do decretamento de medidas restritivas no contexto do surto epidemiológico da doença COVID-19, tenham ficado suspensos e cuja execução possa ser retomada. O objetivo principal: manter a atividade económica e o emprego.

Este instrumento é apoiado pelo REACT-EU, incorporado na reprogramação do COMPETE 2020 pela Comissão Europeia a 26 de junho de 2021.

Destacamos, nesta edição projetos promovidos por empresas do tecido empresarial cultural que de alguma forma congregam áreas de saber e de interesse que se complementam. São projetos que cruzam diversas áreas e que envolvem uma grande amplitude de públicos, não só como espetadores mas como parte ativa na criação do projeto.

Projetos multidisplinares que ultrapassam as barreiras geográficas e cujo objetivo é chegar e envolver tanta gente quanto possível.

Conheça os 4 projetos que selecionámos para esta semana:

- ROADART - Design em movimento - O projeto RoadArt Design em movimento visa promover a arte e a cultura de uma forma inovadora, criativa e interdisciplinar, cruzando a produção de jovens designers, a promoção do património cultural e a sua apresentação a uma audiência alargada formada por público residente e visitantes (turistas), em formato físico e através de canais digitais.  Tratam-se de viaturas que circulam no algarve e cuja decoração exterior reflete temas da cultura portuguesas.

 

- Arq@challenge- plataforma digital de interação disciplinar - O projeto pretende abordar o fenómeno da arquitetura, num âmbito contemporâneo, cruzando-o com outras disciplinas mais próximas como o design, a fotografia, as artes visuais e sobretudo a videoarte. Esse cruzamento retoma a ideia de contaminação da arquitetura com outras áreas artísticas, mas num sentido contemporâneo de crise pandémica, de saúde publica e económica. Os desafios contemporâneos da arquitetura e da cidade, por consequência, levam a novas vias de pensar e projetar temas diversos como a habitação ou o planeamento da cidade que permitem uma muito maior permeabilidade de colaboração com disciplinas próximas - o design ou a fotografia, por exemplo, em termos de representação e comunicação.

 

- Roteiro Bubble Art - O Roteiro Bubble Art é um projeto de âmbito cultural, itinerante e gratuito, estruturado pela criação artística de um espetáculo de palco intitulado ‘Dr. White e o Maior Arco Íris do Mundo’, e pela sua apresentação em roteiro de programação artística. O espetáculo é realizado em espaço de experimentação e funde o teatro com a ciência, procurando ser uma experiência interativa entre as artes performativas e a aprendizagem lúdica. Pretende encorajar as crianças a gostar da arte dramática através da participação em atividades culturais, levando esta arte a territórios do interior onde o seu acesso pode ser mais limitado, tentando assim de alguma forma descentralizar a atividade cultural no território nacional.

 

- Fábrica de Histórias - A Fábrica de Histórias é um projeto de promoção do livro, da leitura e das artes, que se desenvolve em escolas públicas, integrado no espaço curricular, e que consiste na implementação de um programa de criação coletiva na elaboração de um livro da autoria dos alunos, coadjuvados por professores e mediadores de diferentes áreas técnicas e artísticas.

Ao longo de nove meses, durante o ano letivo 2021/2022, o projeto será desenvolvido junto de quinze agrupamentos de escolas dos quinze concelhos do distrito de Portalegre, abarcando cerca de 660 alunos do 1.º Ciclo de ensino. 

19/08/2021 , Por Célia Pinto