Plano individual de cuidados (PIC) , projeto da SPMS vence prémio nos Portugal Digital Awards 2019

O Plano Individual de Cuidados (PIC) venceu no passado dia 9 de dezembro de 2019  venceu o prémio Best Digital Workplace , nos Portugal Digital Awards. Uma iniciativa que distingue os melhores projetos de transformação digital das organizações nacionais.

Trata-se de ferramenta gratuita que permite que o médico acompanhe em tempo real o Plano Individual de Cuidados que foi previamente traçado em consulta. O PIC insere-se num plano integrado de ação em que em conjunto com o médico de família ou médico assistente são definidas metas, objetivos e ações a tomar para promover a saúde ou tratar de forma ativa doenças que já estejam diagnosticadas

Numa fase inicial, o utente é avaliado numa consulta, onde o médico agrega toda a informação relevante: doenças identificadas, alergias, cirurgias já efetuadas. De seguida, é elaborado um plano de ação, que pode ser de 3, 6 ou 9 meses, dependendo da situação clínica.

O doente passa a poder interagir com o médico a partir daí, indicando (através do portal ou da app), se está a cumprir o plano e em que condições se sente. O médico poderá acompanhar os registos e dar indicações, no sentido de alterar alguns aspetos. É possível ativar o PIC de forma autónoma, fora do âmbito de uma consulta, mas isso é desaconselhado.

Esta ferramenta é parte integrante de um projeto apresentado pelo SPMS ao SATDAP e que alterou o paradigma da Plataforma de Dados de Saúde (PDS) centrada para servir os profissionais para uma plataforma que responde ao profissionais e aos utentes .

PDSnoSS - Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde

A Plataforma de Dados de Saúde (PDS) foi criada em 2011 é um sistema de partilha de dados de saúde, que permite que a mesma informação seja fragmentada e acedida pelos diferentes agentes da prestação de cuidados de saúde (utentes, profissionais vinculados ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e/ou convencionados). Os dados são acedidos através de portais específicos, seguros e contextualizados, a partir dos sistemas de informação clínicos das instituições locais, onde permanecem guardados.

Foi a base para o deenvolvimento de um projeto ambicioso que alterou o paradigma para envolver utentes e profissionais. Este novo serviço será também utilizado pela aplicação móvel da PDS-PU a desenvolver neste âmbito, que permitindo ao utente gerir todas as autorizações e acessos.  O objetivo final é que o utente continue a registar as suas atividades físicas ou medições de parâmetros vitais nas diversas aplicações e que a informação flua para o Portal do Utente com a devida autorização do utente e que o Profissional de saúde consiga ter acesso e analisar a PDS-PP.

O projeto envolve também o desenvolvimento de algumas das componentes da PDS-PP, como é o caso do Cartão da Pessoa com Doença Rara (CPDR): tão importante pela especificidade das necessidades de tratamento e acompanhamento especial dos utentes portadores de doenças raras e a criação de um  um repositório de informação  clínica anonimizada centrada no utente.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto PDSnoSS.: Plataforma de Dados de Saúde na Totalidade do Sistema de Saúde foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SATPAP, envolveu um investimento elegível de 1.5 mihões de euros a que correspondeu incentivo FSE de 1.3 milhões de euros.

 

Sobre os Prémios Portugal Digital Awards

A transformação digital é uma realidade incontornável dos dias de hoje, seja para empresas, administração pública, ou para toda a sociedade. A sua adoção é fruto da utilização de tecnologias da denominada terceira plataforma, como a Cloud, a Internet das Coisas e o Big Data, entre outras. Estas permitem criar valor e vantagens competitivas. 

Os Portugal Digital Awards, são uma iniciativa do Jornal de Negócios, IDC em parceria com a Axians que visa reconhecer as organizações e os líderes empresariais que têm a visão e o arrojo para elevar as suas empresas ao nível mais sofisticado, capacitando-os para a transformação digital dos seus negócios.

A 9 de dezembro de 2019 foram anunciados os projetos mais disruptivos e inovadores das organizações nacionais, no contexto da transformação digital, com a participação de oradores especialistas no tema, apresentações inspiradoras e partilha de conhecimento.

Havia diversas categorias a concurso sendo que na “Best Digital Transformation Project”, o BUPi foi o grande vencedor, tendo este projeto sido cofinanciado pelo COMPETE 2020.

13/12/2019 , Por COMPETE 2020