Nanotecnologia: a aposta da Tintex para se manter na vanguarda da inovação

1. Síntese

Num contexto em que o mercado dos produtos desportivos está em constante transformação e os seus consumidores cada vez mais conscientes das necessidades e informados acerca do que a tecnologia lhe pode oferecer, é importante que a indústria encontre soluções tecnologicamente avançadas que vão de encontro às tendências e mentalidades deste consumidor cada vez mais exigente. 

É neste contexto que a TINTEX lança o desenvolvimento de uma linha de produtos têxteis inovadores para o sector do desporto, recorrendo à nanotecnologia como meio de desenvolvimento de sistemas fibrosos estimulo-responsivos, ou seja, sistemas dinâmicos e adaptáveis de forma autónoma. 

 

2. Sobre o projeto “Têxteis Responsivos: Desenvolvimento de sistemas fibrosos estimulo-responsivos”

A Tintex é conhecida na fileira do têxtil como um player de referência, que procura ascender na cadeia de valor através de uma constante aposta na investigação e desenvolvimento tecnológicos. Faz parte do seu ADN a característica de vanguarda tecnológica nos produtos comercializados, bem como uma constante preocupação no desenvolvimento de produtos eco sustentáveis, utilizando os processos energeticamente mais eficientes.

 

Mário Jorge Silva, Administrador da Tintex

 

«A TINTEX pretende levar a cabo uma operação inovadora quer ao nível técnico-científico quer ao nível de mercado, desenvolvendo trabalhos de investigação e desenvolvimento tecnológico referentes à incorporação de características estímulo-responsivas em materiais de base têxtil», esclarece Mário Jorge Silva, Administrador da Tintex, ao COMPETE 2020 sobre o projeto “Têxteis Responsivos” e que visa o desenvolvimento de sistemas fibrosos estimulo-responsivos. 

«Este projeto afigura-se inovador uma vez que apesar de abordar uma temática e funcionalidades já exploradas, é ainda desconhecida a investigação ao nível de características adaptativas em função do meio e do comportamento do organismo humano», sublinha. «Os trabalhos de investigação realizados culminarão na oferta de uma nova linha de produtos têxteis inovadores, recorrendo, maioritariamente, à nanotecnologia como meio de desenvolvimento de sistemas fibrosos estímulo responsivos, ou seja, sistemas dinâmicos e adaptáveis de forma autónoma». 

 

Assim, o presente projeto visa o desenvolvimento de sistemas fibrosos estimulo responsivos de elevado desempenho funcional com base na engenharia de superfície dos materiais fibrosos, para utilização em produtos têxteis orientados, principalmente, para aplicações no domínio do desporto. Assim, pretende-se desenvolver um grupo de estruturas fibrosas estimulo-responsivas, recorrendo a técnicas de funcionalização de superfície com incorporação de nanotecnologia em materiais e estruturas fibrosas avançadas, com vista a maximizar o desempenho dos produtos resultantes e a obtenção de respostas físicas a estímulos pré-definidos nas áreas apontadas, em aspetos como respirabilidade, impermeabilização, comportamentos térmico e estético por alteração de texturas ou cores. 

 

No que respeita ao apoio dos fundos comunitários, Mário Jorge Silva refere que «a transversalidade e impacto que deverá provocar ao longo da cadeia de valor demonstram a importância do projeto atualmente em desenvolvimento, não sendo possível, por isso, a sua realização sem a ajuda da mais-valia financeira proveniente do apoio atribuído pelo COMPETE 2020». Conclui que «este apoio tem sido fundamental, nomeadamente no que toca à afetação dos recursos humanos adequados em número e competências, para a boa prossecução dos objetivos do projeto».

 

3. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto “Têxteis Responsivos: Desenvolvimento de sistemas fibrosos estimulo-responsivos” envolveu um investimento elegível de 554 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 400 mil euros.

 

4. Links úteis

Tintex Textiles, S.A. 

Website 

Facebook 

Linkedin 

15/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia