PLASTICGLOBAL: qual o impacto de microplásticos em ecossistemas marinhos e na segurança alimentar humana?

Liderado pelo CIIMAR com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa avaliar a transferência de agentes químicos, mediada por microplásticos, em redes alimentares marinhas/estuarinas e os seus efeitos considerando cenários de mudanças climáticas globais.
 
 
Projeto PLASTICGLOBAL - Avaliação da transferência de agentes químicos  mediada por plásticos e dos seus efeitos em redes tróficas de ecossistemas de profundidade, costeiros e estuarinos em cenários de mudanças globais
 
1. Enquadramento 
 
A contaminação do meio marinho por detritos de vários tipos é um paradigma global de difícil resolução. O lixo marinho é um tópico de investigação prioritário a nível internacional, sendo o plástico um dos componentes principais. 
 
As partículas de plástico de dimensões inferiores a 5 mm são conhecidas como microplásticos (MP), tendo uma distribuição global e a capacidade de induzir efeitos físicos e químicos adversos em animais selvagens, frequentemente levando à morte. 
 
Assim sendo, há uma elevada preocupação relativamente aos potenciais efeitos dos microplásticos e dos agentes químicos que eles podem conter na saúde ambiental e humana. Dado ser um assunto (ainda) pouco documentado, torna-se imperativo apostar na investigação e “conhecimento para avaliar os riscos ambientais e assegurar a segurança do consumidor de espécies marinhas”, revelou ao COMPETE 2020 Lúcia Guilhermino, a investigadora responsável pelo projeto PLASTICGLOBAL.
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Lúcia Guilhermino, investigadora responsável destaca que “o apoio do COMPETE 2020, incluindo o financiamento atribuído ao projeto PLASTICGLOBAL, é de importância crucial para a execução do mesmo, nomeadamente para a realização das missões para recolha de amostras biológicas e abióticas, do trabalho experimental em laboratório e de outras atividades incluindo ações de disseminação do projeto e dos seus resultados de forma a poderem ser atingidos os objetivos e indicadores previstos”.
 
Conheça melhor a história deste projeto e a opinião da investigadora responsável, Lúcia Guilhermino, no artigo PLASTICGLOBAL: qual o impacto de agentes químicos em redes alimentares marinhas? 
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto PLASTICGLOBAL conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de cerca de 200 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 128 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 
 

14/08/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia