Dinamização Internacionalização Sustentada

Entidade Promotora

A APEMETA, Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, é uma associação privada, sem fins lucrativos. Foi constituída em 1991, com o objetivo de apoiar a atividade empresarial do sector.

É a associação mais representativa do sector ambiental, e tem como finalidade, promover ações que visem o desenvolvimento das empresas associadas, disponibilizando serviços de consultoria, informação técnica especializada, formação profissional e divulgação das disponibilidades e competências dos associados, quer a nível nacional como internacional.

Esta Associação apoia as atividades das suas empresas associadas, atuando na defesa dos seus interesses e desenvolvendo complementaridades e sinergias, com o objetivo de divulgar as suas competências.

É reconhecida como ONGA, Organização Não Governamental de Ambiente, está registada na APA - Agência Portuguesa do Ambiente e é membro da EUCETSA - European Committee of Environmental Technology Suppliers Associations.

Todas as atividades da APEMETA fazem parte integrante do sistema de gestão de garantia da qualidade certificado de acordo com a Norma ISO 9001:2008.

Consciente da capacidade competitiva do tecido empresarial português e das oportunidades no mercado internacional, a APEMETA apoia a internacionalização das empresas portuguesas, de forma a explorarem novos mercados e áreas de negócio.

Enquadramento

A APEMETA, como associação representativa de empresas do sector ambiental, possui uma vasta experiência de apoio a associados, e a entidades empresariais de uma forma geral.

O conhecimento acumulado dá à Associação uma perspetiva bastante alargada das dificuldades e expectativas das empresas face à internacionalização, bem como dos constrangimentos presentes no mercado interno.

Assim, o Projeto “Dinamização Internacionalização Sustentada” tem por fim potenciar pontes fortes, diminuir ou minimizar pontos fracos e criar mecanismos para que as empresas possam utilizar, permitindo que estas encarem a possibilidade de se expandirem para o exterior de forma mais sustentada e apoiada.

Apoio

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas, o projeto envolveu um investimento elegível de 771mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 540 mil euros.

Objetivos

Como objetivos operacionais a APEMETA pretende a criação de ferramentas de apoio à internacionalização das empresas Portuguesas.

Atividades Desenvolvidas no âmbito do Projeto

1 – Desenvolvimento e disponibilização de Guias de Acesso a Mercados - Nesta atividade foram desenvolvidos por empresas especializadas o Guia de Acesso ao Mercado de Angola, o Guia de Acesso ao Mercado de São Tomé e Príncipe, o Guia de Acesso ao Mercado da Turquia, e o Guia de Acesso ao Mercado de Marrocos. Cada um dos Guias dá conselhos de como penetrar nesses mercados, faz a caracterização do País em questão e a caracterização do setor ambiental;

2 – Conceção e Desenvolvimentos de Filmes Temáticos de Índole Ambiental - Foram desenvolvidos três vídeos temáticos sobre Água, Resíduos e Energias Renováveis, bem como a realização do respetivo trabalho de tradução e legendagem para Francês, Inglês e Castelhano. Estas peças audiovisuais, representam um papel fundamental na imagem que se pretende passar para o mercado internacional, sobre as capacidades tecnológicas nacionais, nestas áreas, cujo potencial tende a crescer na mesma medida que as preocupações mundiais sobre um futuro ambientalmente sustentável;

3 – Dinamização de Contactos Benchmarking - Foram efetuadas várias ações de Benchmarking nos anos 2012 e 2013 a feiras em Angola (Luanda), Moçambique (Maputo), Cabo Verde (Praia – Ilha de Santiago) e China (Shanghai). Em todas as ações de Benchmarking, a Associação deu a conhecer a sua missão, visão e projetos desenvolvidos, bem como as suas empresas associadas. Desta forma, foi possível recolher informação detalhada das várias empresas, nomeadamente, o seu modo de funcionamento, as melhores práticas, e os processos chave, para transmitir e disponibilizar essa informação às empresas portuguesas do sector.

4 – Dinamização de Meios de Transmissão de Informação Via APEMETA - Foi efetuada a atualização do Site da APEMETA, bem como a sua tradução para Castelhano Francês e Inglês. Aqui destaca-se o design mais apelativo e intuitivo para os utilizadores, cujo leque será também mais alargado com a tradução de todos os conteúdos; o novo design para a newsletter e para as áreas reservadas de acordo com o design do site;

5 – Compilação e disponibilização de Legislação Ambiental de Mercados - A Associação nesta atividade desenvolveu a Coletânea de Legislação Ambiental de Portugal, a Coletânea de Legislação Ambiental de Angola e de São Tomé e Príncipe, a Coletânea de Legislação Ambiental de Moçambique, a Coletânea de Legislação Ambiental de Cabo Verde, e a Coletânea de Legislação Ambiental do Brasil. O desenvolvimento das Coletâneas de Legislação Ambiental acima referidas permitiram criar um espaço de consulta, cruzando experiências em áreas geográficas distintas ligadas por uma língua comum;

6 – Organização de Informação Setorial sobre Tecnologias Ambientais em diversos Mercados em crescimento - Nesta atividade a APEMETA desenvolveu o Estudo Sectorial do Brasil – estado de São Paulo, o Estudo Sectorial de Angola, o Estudo Sectorial de São Tomé e Príncipe, o Estudo Sectorial de Cabo Verde, e o Estudo Sectorial de Moçambique. Estes estudos sectoriais caracterizaram em particular o sector do ambiente, quem são os potenciais interlocutores e o contexto em que se deverão enquadrar as empresas que pretendem aí atuar. São dirigidos a empresários que lutam pela expansão do seu negócio em mercados externos;

7 – Desenvolvimento e Disponibilização de Estudo sobre eco inovação em Portugal – Foi desenvolvido um Estudo sobre Eco-Inovação. Este estudo aborda diversos temas, nomeadamente, a Europa e a Eco-Inovação, Portugal e a Eco-Inovação, Sustentabilidade e Inovação, Conceitos Básicos de Eco-Inovação, Eco-Inovação para a Sustentabilidade, os Desafios da Economia Verde, bem como casos práticos de Eco-Inovação;

8 – Desenvolvimento e Consolidação de Atividades no Exterior - Nesta atividade foram realizados protocolos de colaboração com associações congéneres e foi feito o desenvolvimento conceptual e criativo de peças de comunicação sobre as Tecnologias Ambientais em Portugal, em particular sobre os sectores das Águas, Resíduos e Energias, cujo resultado está visível nas ações de publicidade no Jornal “O Sol” em Angola e nas revistas “Infraestrutura Urbana”, “Téchne” e “Construção” no Brasil. Estas publicações visam essencialmente dar a conhecer a evolução de Portugal no sector das tecnologias ambientais, especificamente para as áreas supramencionadas, procurando enaltecer as vantagens óbvias deste crescimento qualitativo e da capacidade de partilha de Know-how adquirido como principal bandeira.

9 – Desenvolvimento de Atividade com organizações Internacionais em Portugal - Com o objetivo de aprofundar o conhecimento entre as organizações e potenciar possíveis parcerias no âmbito da internacionalização com empresas Portuguesas, nesta atividade a Associação organizou 3 Encontros Lusófonos sobre os temas: Água, Resíduos e Energia.

Projeto

O presente projeto teve uma execução financeira de 91%, contribuindo mais uma vez para o objetivo global do Programa Operacional que tem alavancado, e bem, as atividades da APEMETA em benefício das empresas participantes e da economia portuguesa.

A Associação e o Setor das Tecnologias Ambientais, em geral, faz um balanço bastante positivo do projeto uma vez que contribuiu para a melhoria da internacionalização das empresas Portuguesas do setor do ambiente através da criação de ferramentas e dos contactos estabelecidos. Estas ferramentas irão dar a possibilidade às empresas de se expandirem para o exterior de forma mais sustentada.

Os encontros organizados com entidades externas já proporcionaram e irão certamente potenciar ainda mais, a longo prazo, oportunidades de negócios com empresas nacionais.

Testemunho

A Associação apoia e desenvolve atividades de reforço e suporte à internacionalização do sector e das suas empresas associadas praticamente desde a sua criação, quer através da organização de missões empresariais, e da participação em feiras e em projetos internacionais incentivando intercâmbios comerciais. Há no entanto um claro crescimento destas atividades nos últimos quatro a cinco anos, em virtude dos projetos que foram apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC.

18/09/2015 , Por Célia Pinto