CHIC: Maior projeto português de I&D na área dos media apoiado pelo COMPETE 2020

Liderado pela MOG Technologies, o projeto reúne um consórcio de 24 instituições e conta com um investimento de mais de 9,5 milhões de euros para desenvolver uma fileira empresarial nacional do sector, desenvolvendo vários processos, produtos e serviços, reforçando a exportação e a presença em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, o alemão, o espanhol, o norte-americano, o russo e o asiático.
 
 
1. Síntese
 
O projeto, designado CHIC: Cooperative Holistic View on Internet and Content, nos próximos 3 anos vai aplicar 9,5 milhões de euros na produção e disponibilização de novos produtos na área dos conteúdos digitais. 
 
Pretende-se desenvolver plataformas digitais, em formatos abertos e tecnologias interoperáveis, promovendo a dinamização da criação de conteúdos nacionais e a sua troca entre diferentes atores da cadeia de valor. Pretende-se a criação de uma fileira empresarial nacional ligada à indústria dos conteúdos com recursos e capacidades para explorar novos sistemas de forma colaborativa entre as indústrias criativas, cujas atividades de clusterização são suportadas pela ADDICT e as TICE, cujas atividades são dinamizadas pelo TICE.PT. 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Luís Miguel Sampaio, CEO da MOG Technologies, sintetiza o enquadramento do sector e a estratégia levada a cabo pela empresa líder no âmbito do projeto mobilizador CHIC, cofinanciado pelo COMPETE 2020, realçando a importância do respectivo apoio.
“A heterogeneidade de processos que se regista, ainda, no setor dos media constitui um dos principais entraves à evolução deste setor, na sua tentativa de acompanhar a intensificação do consumo de conteúdos digitais, relacionada, em larga medida, com o aparecimento continuado de dispositivos cada vez mais avançados de visualização desses mesmos conteúdos (e.g. computadores, smartphones, tablets, smart TVs). 
A dinamização do setor dos media passa, assim, pela superação de um conjunto de desafios, que se traduzem, genericamente, na necessidade de melhorar significativamente a capacidade dos seus players, designadamente, no que respeita à criação, produção e gestão de conteúdos audiovisuais, através da implementação de sistemas tecnologicamente avançados, abertos, agnósticos, flexíveis e proporcionadores de novas experiências aos consumidores dos referidos conteúdos.
O projeto CHIC – Cooperative Holistic view on Internet and Content surge neste enquadramento, com o principal desígnio de contribuir para a superação dos desafios em questão, por via da atuação em três grandes vetores: 
(i) O desenvolvimento de plataformas abertas de gestão da produção e distribuição de conteúdos digitais na Cloud, como alternativa aos computadores locais que permita o acesso remoto a informação;
(ii) O desenvolvimento de sistemas abertos de gestão de conteúdos pertencentes ao património cultural nacional, que contribuam para a preservação desse património e para a melhoria da experiência da interação com o mesmo; e
(iii) O desenvolvimento de soluções que otimizem os processos de criação, produção e consumo de conteúdos audiovisuais, promovendo a Qualidade de Serviço e Experiência, com recurso a ambientes imersivos e de muito alta definição.
Trata-se, de facto, de um projeto de natureza verdadeiramente mobilizadora, que envolve um conjunto alargado e diversificado de entidades de referência (num total de 24 organizações, entre as quais empresas, entidades do Sistema de Investigação e Inovação (SI&I) e Clusters) e que está a contribuir para a implementação de uma agenda de investigação e inovação conducente à criação de novas plataformas tecnológicas, determinantes para a dinamização do setor dos media nacional.
Neste contexto, o apoio do COMPETE 2020 tem-se revelado fundamental, quer em termos financeiros, quer ao nível da criação de condições favoráveis à cooperação entre as entidades envolvidas (entre as quais a MOG Technologies, na qualidade de promotor-líder), as quais perspetivam atingir os objetivos preconizados no projeto num horizonte temporal que não seria, seguramente, possível cumprir na ausência desse apoio”.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
2.1 Sistema de Incentivos
 
O projeto “CHIC: Cooperative Holistic view on Internet and Content” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Programas Mobilizadores, envolvendo um investimento elegível de 9,5 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de 5,8 milhões de euros.
 
2.2 Consórcio
 
O projeto reúne um consórcio composto por 24 promotores, sendo 14 empresas representativas das diferentes vertentes das indústrias ligadas aos conteúdos digitais, 10 entidades do SCTN e 7 parceiros.
 
Eis a lista de entidades participantes:
 
> MOG Technologies, S.A.
> Universidade de Aveiro
> Sistrade - Software Consulting, S.A.
Associação C.C.G. / ZGDV - Centro de Computação Gráfica
Enigma Virtual, Lda.
INESC TEC 
Cinemateca Portuguesa - Museu Do Cinema
Universidade Aberta
OSTV Lda
Altice labs, S.A.
Clustermedia Labs Lda
Novos mares – radiodifusão Lda
> Instituto Superior de Engenharia do Porto
Universidade Católica Portuguesa
Youon consulting, lda
Universidade de tras os montes e alto douro
Golfmark - publicidade e marketing lda
> Ideias e conteúdos - produções em comunicação, sociedade unipessoal lda
Global Notícias - Media Group, S.A.
Vmuse, Lda
Universidade do Porto
Avenida dos Aliados - Sociedade de Comunicação S.A.
Tipografia Tadinense Lda.
> TICE.PT
 
 
3. Links úteis
 

28/05/2018 , Por Cátia Silva Pinto