Altice Labs lidera consórcio que aposta na implementação do 5G em Portugal

Com o apoio do COMPETE 2020, arrancou no início de 2018 o projeto que promete desenvolver a tecnologia 5G em Portugal. Esta representa um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas - em velocidade e em tempo de resposta - mais confiáveis e com menor consumo de energia. 
 
Projeto 5G: Componentes e Serviços para Redes 5G
 
 
1. Síntese
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Francisco Fontes, consultor sénior na Altice Labs, sintetiza o propósito, a execução e as expectativas em torno do projeto “5G: Componentes e Serviços para Redes 5G”, bem como a importância do apoio dos fundos comunitários da União Europeia no âmbito do Portugal 2020. 

 
“A crescente dependência que o estilo de vida moderno tem nas comunicações sem fios e na utilização de terminais móveis, promove a procura constante de novas soluções de conectividade, mais eficientes e com níveis de desempenho superiores. O 5G corresponde à próxima geração de comunicações móveis, respondendo a essas expectativas.
A tecnologia 5G, ainda em definição mas que deverá entrar em produção em 2020, representa um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas (em velocidade e tempo de resposta), fiáveis e com menor consumo energético. Além dessa evolução do ponto de vista de desempenho, o 5G distingue-se face à anterior geração (4G/LTE), pela aplicação de novos conceitos na sua arquitetura, conducentes a uma maior flexibilidade e agilidade. Dessa forma, com uma única tecnologia de comunicações móveis celulares, será possível suportar um grande número de serviços, entre os quais os IoT massivo, industrial e crítico, assim como comunicações multimédia mais ricas, integrando realidade aumentada e virtual.
Nesse contexto, a expectativa em redor do 5G é enorme, esperando-se um grande impacto social e económico, ao “ligar pessoas, coisas, dados, aplicativos, sistemas de transporte e cidades num ambiente de comunicações em rede inteligente” (ITU-T). Ao incorporar as características necessárias para alargar o âmbito de aplicações destas tecnologias para além do acesso Internet móvel ainda mais rápido, abrem-se novas oportunidades no desenvolvimento de terminais, aplicações e serviços, que suportem diversos negócios B2B (ou verticais).

 

 
 
A indústria e academia nacionais com atividade em áreas relacionadas com a temática do 5G, quiseram aproveitaram as oportunidades abertas pelo 5G, tendo-se organizado e submetido uma candidatura ao Portugal 2020. O apoio financeiro daí obtido e concedido pelos programas Lisboa 2020 e COMPETE 2020 ao projeto, que se insere no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, é de estrema importância ao fomentar entidades nacionais a colaborarem de forma a atualizarem ou desenvolver novos produtos e serviços:
• específicos para a construção de redes 5G,
• em tecnologias chave para a realização do 5G e 
• para a exploração da tecnologia 5G, nas áreas da comunicações críticas e multimédia.
Ao seguir o modelo de ‘Mobilizador’, agregaram-se 14 promotores que constituem um ‘consórcio completo’ e que aportam distintas valências que se complementam e são relevantes em cada estádio do desenvolvimento. Consegue-se assim um factor multiplicativo de eficácia em todo o processo, assim como se estimula o estabelecimento de relações estratégicas de colaboração que se devem estender para além do âmbito estrito do projeto.
O projeto que se iniciou em 2/Jan/2018, tem o seu calendário alinhado com o do 5G, devendo os produtos e serviços a obter estarem disponíveis para o mercado justamente quando o 5G iniciar a sua exploração comercial.
Levando 5 meses de execução, o projeto está na fase de identificação e documentação de casos de uso e extração de requisitos. Realizaram-se 2 reuniões presenciais contando ambas com a presença de mais de 60 participantes das 14 entidades representadas, refletindo a importância do tema, a espectativa nos resultados a obter e a dinâmica conseguida de grande envolvimento de todos os promotores.
A testemunhar o interesse da temática abordada está o sucesso do Workshop “5G: from deployment to exploitation”, realizado no dia 25/Maio, no PCI - Parque de Ciência e Inovação (www.pci.pt), e organizado pelo projeto, em conjunto com a Plataforma Espelho 5G, também financiada pelo COMPETE 2020, e em que se registaram 160 pedidos de inscrição".

 

 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “5G: Componentes e Serviços para Redes 5G” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Programas Mobilizadores, envolvendo um investimento elegível de 9.664 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de 6.163 mil euros.
 
 
3. Consórcio
 
As entidades constituintes do consórcio são:
Altice Labs, S.A. 
SHAR, S.A. 
INESC TEC 
Universidade de Coimbra 
Efacec Engenharia e Sistemas, S.A. 
Efacec Energia - Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A. 
Wavecom - Soluções Rádio S.A.
Nokia Solutions and Networks Portugal, S.A. 
Ubiwhere Lda. 
Pdm & Fc - Projecto Desenvolvimento Manutenção Formação e Consultadoria Lda. 
One Source, Consultoria Informática Lda 
Instituto de Telecomunicações 
Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica - TICE.PT 
ALTRANPORTUGAL, S.A.
 
 
3. Links úteis
 
Projeto 5G
Website  
Linkedin  
Twitter  
Facebook 
 
Altice Labs, S.A.
 

28/05/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa