Vale das Lobas: «um refúgio para a saúde e natureza»

Diz Tony Conway, Co-Fundador deste eco-resort de turismo de natureza, em entrevista ao COMPETE 2020. O projeto integra «tradições ancestrais com inovação, usando construção sustentável, agricultura regenerativa, medicina natural e produção de artesanato».
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Vale das Lobas visa oferecer um novo conceito de turismo com variedade de opções de estadias para os visitantes, nomeadamente, Hotel, Parque de Campismo Rural, Restaurante e Aldeamento Turístico. Esta oferta está direcionada para um segmento médio-alto que respeita os valores e princípios ligados ao desenvolvimento rural sustentável, à regeneração da biodiversidade e à renovação da saúde.
 
1. Enquadramento
 
O mercado turístico revela novos padrões de consumo e motivações, privilegiando destinos que ofereçam experiências diversificadas e com elevado grau de autenticidade e de qualidade ambiental.
 
É este o foco do Vale das Lobas que visa a regeneração ecológica e económica da região do Vale do Mondego. Pretende-se criar empregos sustentáveis, através de uma rede de iniciativas empresariais centradas na saúde e bem-estar, educação, eco-construção, agroecologia e turismo. 
 
Clique para ver o filme
 
O Turismo de Natureza, a Agricultura Regenerativa e a Construção Ecológica são os três pilares em que assenta este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, conforme teve oportunidade de explicar o seu mentor.
 
 
2. Entrevista a Tony Conway, Co-Fundador 

  Tony Conway

 

Quais os fatores de diferenciação do vosso projeto?

Vale das Lobas é um refúgio para a saúde e natureza. Oferece serviços em Turismo de Natureza, incluindo Bem-Estar, Descoberta e Biodiversidade. É uma iniciativa que leva à regeneração rural, para restaurar a saúde, revitalizar a comunidade e regenerar a biodiversidade. As intervenções foram cuidadosamente planeadas para integrar tradições ancestrais com inovação, usando construção sustentável, agricultura regenerativa, medicina natural e produção de artesanato.

Quais os grandes resultados deste investimento: qualitativos e quantitativos?

Um eco resort único, incluindo um Nature Spa hotel (***), um Parque de Campismo Rural, um Restaurante Da Horta-para-a-mesa, um Aldeamento Turístico (****) e duas piscinas naturais, tudo desenhado de forma inovativa e construídos de forma sustentável.
 

Que conselhos daria para quem acredita que o turismo é um produto compósito, como vocês, e que são experiências que temos de oferecer?

Os recursos naturais no interior de Portugal incluem uma Comunidade tradicional, Património, Agricultura de subsistência, Natureza selvagem.  No mundo atual estas qualidades podem ser raramente encontradas e são altamente solicitadas. O nosso conceito de Turismo providencia acesso direto a estes recursos naturais num contexto de descoberta e Bem-estar. Acreditamos que esta fórmula pode ser aplicada por todo o interior de Portugal. Este tipo de desenvolvimento vai encorajar a volta de emigrantes, revitalizar as comunidades, estimular o crescimento económico e encorajar a regeneração da biodiversidade Natural.

Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicionar Portugal como um destino de excelência?

O Vale das Lobas está focado em alcançar metas sustentáveis a longo prazo com um
impacto positivo nas pessoas, na comunidade e no planeta. Os visitantes terão 
experiências transformadoras que melhorarão a sua sensação de bem-estar. A comunidade local será revitalizada e verá um aumento da população economicamente ativa. A natureza recuperará a saúde e haverá maior diversidade de espécies.

Quais os maiores desafios do novo contexto e como estão preparados para garantir toda a experiência do vosso espaço com segurança?

Nunca como agora houve um tempo no qual a população esteve tão preocupada com a saúde. Os programas de Bem-estar de Vale das Lobas, serão relevantes para participantes locais, regionais e internacionais.
 
Antecipamos que todas as pessoas preocupadas com a saúde dos seus familiares e do nosso meio ambiente se sentirão atraídas por estes programas.
 
Um grande crescente número de pessoas estão preocupadas com o Bem-estar e a ecologia, e procuram um estilo de vida mais sustentável, mais saudável e em harmonia com a natureza. As pessoas querem educar-se no sentido de se tornarem mais empoderadas e mais ligadas à natureza.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,2 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,3 milhões de euros.
 
 

30/07/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia