Luvas descartáveis: Empresa portuguesa lidera tecnologia mundial

Este projeto visou a construção de uma unidade industrial para produção, em território nacional, de luvas de exame em nitrilo, sem pó, recorrendo a um método de fabrico inovador e vanguardista, assente numa linha de produção 100% automatizada e ímpar no mundo. 

 

1. Síntese do projeto 

Alavancado pelo COMPETE 2020, este projeto da Raclac teve como objetivo a constituição de uma unidade industrial pioneira na indústria dos dispositivos médicos descartáveis: a primeira, em território europeu, destinada à produção de luvas de exame em nitrilo, sem pó; e a única, a nível mundial, a fazê-lo em ambiente assético. Com este investimento, a empresa detém um processo produtivo disruptivo, inovador e automatizado de luvas descartáveis, em ambiente controlado e inerte e onde toda a produção é, no final, analisada e inspecionada.

Em declarações ao Jornal T, Pedro Costa, CEO orgulha-se de ser “a única fabrica no mundo com este sistema”, destacando o inovador sistema de packaging, reciclável e em ambiente estanque. “As luvas ficam sobrepostas para que os profissionais de saúde as retirem pelo punho uma a uma, de forma a que sejam usadas sem que tenham tido qualquer contacto ou contaminação”, explica o empresário.

Uma primeira linha de produção está já montada e na fase final de testes, devendo começar a produzir no máximo na próxima semana, estando programada a montagem de outras duas linhas que estarão em funcionamento até ao final do ano. Os clientes não se resumem aos sistemas hospitalares e de saúde, abrangem também a agricultura e empresas.

> Vantagens 

  1. Com a internalização da produção, a RACLAC deixará de recorrer à subcontratação no mercado asiático do fabrico de luvas de exame em nitrilo, sem pó.  
  2. Os atuais importadores nacionais de luvas de exame em nitrilo, sem pó, poderão proceder à eleição de um produto fabricado em Portugal em detrimento de um produto importado, contribuindo para a redução do défice da balança comercial portuguesa no que a este tipo de bem diz respeito.  
  3. Numa perspetiva europeia, este projeto abre caminho para o consumo de um produto made in UE, com os principais distribuidores europeus a beneficiarem de um produto inovador e de maior qualidade, com custos de transporte e tempos de abastecimento significativamente mais reduzidos.

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, o projeto NITRO envolveu um investimento elegível de cerca de 14 milhões de euros e um incentivo FEDER de cerca de 6 milhões de euros.

 

3. Links úteis

Raclac

> Website 

Facebook 

Vídeo institucional 

Artigo "Raclac vai produzir mais de 2,3 milhões de luvas por dia

Artigo "Raclac de braços abertos às confeções e fabricantes

02/04/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia