A Plastificadora do Rodão: a criação de uma unidade industrial sustentável e inovadora

Enquadramento

A Plastificadora do Ródão, S.A. (ROCLAYER) nasce de um desafio lançado pela Camara de Vila Velha de Ródão ao administrador da Plastificadora do Ródão no sentido de não apenas desenvolver a Região Centro, mas de instalar uma unidade industrial dedicada à produção de compostos de papel com polímeros e bio polímeros e sua impressão, em particular a sua produção em diversas gramagens, bem como a prestação de serviços de impressão em papel, complexos e filmes, dando resposta a uma denotada procura dos setores da indústria papeleira, alimentar e das embalagens, de produtos e serviços de elevada qualidade com baixa disponibilidade no mercado nacional, em particular de complexos de papel e da sua impressão.

A Plastificadora (Roclayer) pretende assumir-se como uma empresa orientada para relações win-win, centrando-se a sua missão no fornecimento ao cliente de versatilidade, flexibilidade e um serviço sem paralelo procurando e agindo proactivamente no sentido de superar as expectativas dos clientes, adotando uma abordagem ao mercado não enquanto indústria, mas enquanto fornecedora de serviços de elevado valor acrescentado.

O Projeto

Atuando num mercado pautado por elevados níveis de exigência, em particular relacionados com prazos, preço, flexibilidade e qualidade, é fundamental para a Plastificadora do Rodão (Roclayer), a estruturação de uma unidade industrial que permita não apenas dotar-se da capacidade produtiva necessária, mas também responder com celeridade, proficiência, qualidade e profissionalismo ao mercado, mantendo uma estrutura económica e financeira equilibrada e um retorno (vendas e custos) adequado. Assim, a Plastificadora estruturou um plano de investimento que abrange as diversas áreas críticas da empresa, bem como permite o reforço e solidificação da sua cadeia de valor, estando estes centrados nas áreas produtivas, organizacional, comercial internacional e na construção de um novo pavilhão industrial de raiz, alavancando a atividade da Plastificadora e gerando diferenciais de competitividade face à concorrência.

O investimento na área produtiva é o investimento de maior relevância do projeto, estando fortemente centrado na criação de uma unidade produtiva de vanguarda, sendo privilegiada a adoção de sistemas automatizados e o recurso a tecnologias de informação e comunicação, destacando-se pela sua relevância para a estrutura produtiva da Plastificadora, a aquisição e instalação das linhas de Extrusão, de Impressão e de suporte a estas.

O maior investimento na área produtiva é a de uma linha de extrusão de polímeros possibilitando uma flexibilidade de aplicações no setor onde o promotor se insere. Na instalação desta linha serão considerados todos estes aspetos, assim como uma variedade de especificações, nomeadamente e entre outros a gramagem substratos, polímeros e bio polímeros a aplicar, velocidade, sistema de deteção de defeitos, corte de apara e preparação de sistema de aspiração de apara.

A Plastificadora do Rodão (Roclayer), fruto de um sólido know-how da sua gestão no setor, tem já uma estratégia de crescimento bem definida e sustentada. Com a visão estratégica de ser uma empresa de referência à escala global, reunirá esforços para o seu alcance através da realização de um plano de investimentos, contemplando as vertentes organizacional, gestionária, produtiva e de marketing, garantindo os meios materiais e imateriais para a qualificação da empresa, obtendo order-winners e ganhos de visibilidade nacional e internacional.

A Plastificadora do Ródão (Roclayer) pretende reduzir ao máximo o seu impacto no meio que a rodeia. Neste sentido, a promotora pretende implementar um conjunto de medidas que vão desde a adoção de soluções construtivas com menor impacto ambiental, passando pela aquisição de máquinas e equipamentos com consumos mais eficientes de energia, até à instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo, prevendo para tal a realização de diversos investimentos, nomeadamente investimentos na realização de um projeto de sustentabilidade.

O conceito de Industria 4.0 consiste na fusão entre a produção real e o mundo virtual, onde as tecnologias de informação estão embebidas nos processos de produção. Todos os integrantes da cadeia de valor comunicam entre si, fazendo com que esta internet das coisas transforme todo o sector industrial. Nesse sentido, o projeto pretende criar a fábrica inteligente concretizando o que se pode chamar de quarta revolução industrial onde a digitalização permite a completa integração de processos, sistemas e tecnologias, criando uma rede de ligações ao longo de toda a cadeia de valor, que se controlam entre si de forma autónoma.

Com a execução do presente projeto a Plastificadora do Rodão (Roclayer)prevê a criação líquida de 35 postos de trabalho, dos quais 6 com nível de qualificação superior a VI.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto da Plastificadora do Rodão (Roclayer) conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 17,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 10,5 milhões de euros.

24/07/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa