iHEATEX: Felpos multifuncionais e de hibridização inteligente

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto iHEATEX visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, com propriedades de gestão ativa de humidade e aquecimento com potencial aplicação nos têxteis-lar e hotelaria.
 
 
1. Síntese
 
O projeto em copromoção iHeatex – Felpos multifuncionais e de hibridização inteligente visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas tridimensionais de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, com propriedades de gestão ativa de humidade e aquecimento, cujos desenvolvimentos serão direcionados para duas tipologias de produtos em felpo para aplicação nos têxteis-lar e hotelaria: artigos de banho e artigos de cozinha.
 
Os objetivos do projeto serão atingidos através do desenvolvimento inteligente de materiais funcionais, híbridos e condutores. Também ao nível das estruturas têxteis tridimensionais de felpo, este projeto prevê avanços significativos, nomeadamente ao nível das tecnologias de fiação, tecelagem e ultimação.
 
Para garantir o sucesso do projeto, foi definido um consórcio multidisciplinar com valências complementares nas áreas chave de inovação composto pela empresa J.F. Almeida e o CITEVE CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e o CeNTI - Centre for Nanotechnology and Smart Materials.
 

 

 
Em declarações ao COMPETE 2020, João Almeida, Business Manger na J.F. Almeida, comenta que «a aposta na Inovação é cada mais fator essencial e diferenciador na competitividade na Industria Têxtil. A procura contínua de Produtos Inovadores é um compromisso da nossa empresa e o COMPETE 2020,  um importante aliado no empreendedorismo e dinamização dos mesmos.»
 

 

 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto iHEATEX conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 692 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 469 mil euros.
 
 
3. Sobre o projeto
 
3.1 Âmbito
 
O projeto iHeatex e visa a investigação e desenvolvimento de novas estruturas e arquiteturas tridimensionais de felpo multifuncionais e de hibridização inteligente, para aplicação nos têxteis-lar e hotelaria.
 
 
3.2 Objetivos
 
O projeto tem como objetivos principais:
  1. Desenvolvimento de conhecimento e propriedade intelectual e industrial necessário à exploração das tecnologias desenvolvidas.
  2. Promoção e estímulo da inovação e desenvolvimento de metodologias de conceção e investigação de novos produtos.
  3. Desenvolvimento da capacidade de intervenção na área da eletrónica embebida.
  4. Desenvolvimento de estruturas de felpo inovadoras, para artigos de banho, que por um lado tenham a capacidade de potenciar a absorção de água e/ou humidade e secagem rápida e por outro a capacidade de aquecimento inteligente.
  5. Desenvolvimento de estruturas de felpo tridimensionais de aquecimento para tolhas de mesa.
 
3.3 Atividades 
 
As principais atividades do projeto são: 
 
A1) Aquisição de novos conhecimentos e Gestão Técnica do projeto. 
A2) Estudos preliminares.
A3) Especificações técnicas. 
A4) Investigação e Desenvolvimento científico-tecnológico. 
A5) Construção de Protótipos. 
A6) Testes, ensaios e validação. 
A7) Promoção e disseminação de resultados.
 
 
3.4 Resultados esperados 
 
Os objetivos do projeto serão atingidos através do desenvolvimento inteligente de materiais funcionais, híbridos e condutores. Também ao nível das estruturas têxteis tridimensionais de felpo, este projeto prevê avanços significativos, nomeadamente ao nível das tecnologias de fiação, tecelagem e ultimação.
Das atividades previstas resultará um conjunto de artigos de têxtil-lar e hotelaria que assegurem o compromisso ótimo entre flexibilidade, maleabilidade, leveza e toque, e as propriedades de gestão inteligente de temperatura e humidade, aumentando significativamente o conforto e qualidade de vida dos utilizadores desta tipologia de produtos. 
 
 
4. Links
 
J.F. Almeida
 
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes 
 
CITEVE - Centro Tecnológico Das Industrias Têxtil e do Vestuário de Portugal 

24/01/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia