BIODI: Biometria e Detecção de Incidentes

Em declarações ao COMPETE 2020, José Agostinho, CEO da TOMI Portugal elucidou que este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, “visa o desenvolvimento de modelos capazes de responder a necessidades no domínio da preservação da vida, da segurança pública e do bem-estar do cidadão”.

 

1. Enquadramento

O European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities (EIP-SCC) destaca na medida “Infraestruturas e processos integrados em energia, TIC e transportes” o papel das TIC na governança de territórios, nomeadamente no sentido de se tornarem no esqueleto crítico de ligação entre infraestruturas e informações em tempo real, que permita a esses territórios mudar de operações reativas para preditivas. 

Partindo destas preocupações, o projeto BIODI visa responder à necessidade premente de desenvolvimento de soluções de prevenção em saúde, pela via da segurança e bem-estar do cidadão, pela prestação de serviços baseados em detecção de incidentes de segurança e de salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis. 

A detecção é referente a incidentes de segurança, tais como agressões, assaltos ou objetos abandonados, e de emergência médica, como por exemplo, um desmaio. Em ambos os casos é despoletada automaticamente uma notificação junto das autoridades respetivas. O serviço de consciencialização baseia-se na promoção de comportamentos saudáveis e amigos do ambiente por parte dos cidadãos a partir da interação destes com conteúdos gamificados no TOMI. Dando resposta ao universo das Smart Cities por via do produto TOMI, este projeto visa integrar nesse equipamento novos serviços dirigidos ao cidadão e à governança das cidades recorrendo a I&D em visão computacional na área da deteção de incidentes, identificação biométrica fraca (suave) e gamificação.

 

2. Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, José Agostinho, CEO da TOMI Portugal sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e o âmbito do projeto "BIODI: Biometria e Detecção de Incidente".

“A TOMI Portugal aposta amplamente numa estratégia de investigação e desenvolvimento que dota o TOMI de novas potencialidades e inovações. Já em 2011, a TOMI Portugal fez o pedido de registo de patente para o TOMI que foi recentemente aceite. A concessão da patente vem confirmar a sua exclusividade para explorar esta invenção, bem como mostrar que o TOMI é uma inovação completamente distinta e única.

O TOMI é uma solução interativa de comunicação e informação urbana que disponibiliza informação no local certo à hora certa. O objetivo do TOMI é aproximar as cidades das pessoas que nela vivem, trabalham ou simplesmente a visitam. É uma inovação user-friendly que promove atividades e pontos de interesse como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros. É um produto reconhecido mundialmente, tendo já recebido importantes prémios na área de design, inovação, tecnologia e smart cities (https://tomiworld.com/pt/awards/).

No âmbito da sua constante aposta na área de I&D, e com o importante apoio do COMPETE 2020, a TOMI Portugal encontra-se a executar, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, o projeto “BIODI: Biometria e Deteção de Incidentes”.

O projeto pretende criar novos serviços para o TOMI a partir da sua base de utilização, da multimédia instalada e da sua localização nos territórios que ocupa, bem como avançar o estado da arte da visão computacional em deteção e identificação biométrica fraca.

Desta forma, o TOMI responde às necessidades das Smart Cities e utiliza a sua tecnologia inovadora para disponibilizar melhores serviços à governança das cidades e melhor qualidade de vida aos cidadãos”.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), na vertente em co-promoção, o projeto BIODI envolveu um investimento elegível de cerca de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 275 mil euros.

 

4. Links

Saiba mais sobre o TOMI: https://tomiworld.com/pt/meet-tomi/

Tomi World LDA 

Website 

Likedin 

Twitter 

Facebook 

18/07/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia