HIPERSea: Sistema Hiperbárico para Recolha e Manutenção de Organismos do Mar Profundo

 

 

Em entrevista ao COMPETE 2020, Claudia Matos Pinheiro, Chairman da A. Silva Matos, Metalomecânica sintetiza o projeto de investigação que se propõe desenvolver componentes para a consolidação da cadeia de valor da exploração dos biorrecursos marinhos, que vão desde a sua captura a elevadas profundidades até à sua reprodução em cativeiro à superfície.

 

1. Sobre o Projeto HIPERSea

1.1 Enquadramento

“A exploração dos biorrecursos do mar profundo ainda se encontra numa fase bastante embrionária. Os primeiros programas de investigação focados nestes recursos, mostraram, apesar de tudo, que estes organismos marinhos poderão ter um grande potencial de utilização, quer na indústria farmacêutica, quer na indústria alimentar.  No entanto, recorrendo às tecnologias e metodologias existentes, a sua exploração é muito limitada e dispendiosa, havendo necessidade de criação de processos e métodos alternativos.  Complementarmente ao desenvolvimento de tecnologias, para potenciar o uso a uma escala industrial dos organismos vivos do mar profundo, pretende-se também endereçar o mercado da criação do equipamento para Investigação Científica - I&D em biorrecursos e estudo do impacto ambiental de atividades como a mineração no mar profundo - e o mercado do lazer associado à disseminação do conhecimento científico - comumente identificado como o mercado dos aquários e oceanários”. 

1.2 Âmbito

“O projeto HiperSea propõe-se desenvolver um conjunto de componentes para a consolidação da cadeia de valor da exploração dos biorrecursos marinhos, que vão desde a sua captura a elevadas profundidades até à sua reprodução em cativeiro à superfície. Estes componentes serão: uma infraestrutura móvel hiperbárica que permita a recolha de organismos vivos no mar profundo em condições de elevada pressão, baixa temperatura - ou extremamente elevada, no caso de proximidade a vulcões ativos - e reduzida luminosidade, e uma infraestrutura ou mecanismo que permita a sua transferência para uma outra câmara hiperbárica, que irá mimetizar à superfície, o ambiente do fundo do mar nos parâmetros físicos relevantes. Globalmente o sistema proposto por este projeto, irá permitir a manutenção destes organismos em ambientes controlados e de fácil acesso, não só para aprofundar o conhecimento científico de organismos-chave do mar profundo, como também permitirá o seu uso e dos seus sucedâneos à escala industrial, nas indústrias e serviços identificados anteriormente”. 

1.3 Objetivos

“Os desenvolvimentos propostos estão relacionados com a criação de competências tecnológicas e componentes hiperbáricos, adequados à utilização em ambientes severos como o mar profundo. São características destes componentes a sua capacidade de controlo dos parâmetros químicos que favorecem a vida dos organismos dentro do sistema hiperbárico, e também o controlo de outros parâmetros tais como, da alimentação, da corrosão e da salinidade.  Pretende-se validar estas tecnologias em ambiente relevante, sendo que serão selecionadas áreas territoriais portuguesas com elevada biodiversidade e densidade, testando-se a capacidade de capturar seres vivos no solo marinho e na coluna de água a elevada profundidade, a sua transferência para câmaras à superfície e a manutenção dos seres vivo nas mesmas”.

1.4 Cofinanciamento 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto HIPERSea envolveu um investimento elegível de cerca de 2,7 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,7 milhões de euros.

“A importância do financiamento COMPETE 2020, permitiu ao consórcio a alavancagem deste projeto com elevado risco, mas com elevado potencial de ganho. Com esta possibilidade de desenvolvimento, investigação e inovação, será possível ganhar competências únicas a nível mundial, de recolha de organismos vivos de altas profundidades, juntando competências multidisciplinares - biologia marinha, engenharia mecânica e eletrotécnica - que de outra forma não seria possível”.

2. Links

Website A. Silva Matos - Metalomecânica 

Website INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência 

Website ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto  

Website CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental 

Website Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P 

13/11/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020