Já ouviu falar da Plataforma Portugal i4.0?

Promovido pela COTEC com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa qualificar as PME nacionais para vencer os desafios do paradigma da Indústria 4.0, tendo como objectivo central colmatar lacunas e deficiências na incorporação de conceitos e tecnologias característicos da 4a revolução industrial, contribuindo para reforçar competências de gestão e inovação e assim a respectiva competitividade.
 
 
1. Sobre o projeto “Plataforma Portugal i4.0”
 
Promovido pela COTEC com o apoio do COMPETE 2020, este projeto que visa qualificar as PME nacionais para vencer os desafios do paradigma da Indústria 4.0, tem âmbito transversal, abrangência multi-regional para as regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo, e é apoiado por estratégias e medidas de promoção e difusão de conhecimento e ferramentas capazes de acelerar a inovação do sector empresarial português em relação às tecnologias e processos característicos da 4a revolução industrial e dos seus novos paradigmas.
 
Neste âmbito, a COTEC celebrou um protocolo com o Ministério da Economia para coordenar a operacionalização, monitorizar e avaliar o impacto o Programa Indústria 4.0, que tem como objectivo essencial promover a digitalização da indústria e por esta via da economia portuguesa. 
 
A “Plataforma Portugal i4.0” tem como objectivo central colmatar lacunas e deficiências na incorporação de conceitos e tecnologias de Indústria 4.0, contribuindo para reforçar competências de gestão e inovação e assim a respectiva competitividade. Assim, este projeto tem pleno enquadramento na missão estratégica da COTEC de promoção da inovação colaborativa e transformação do conhecimento em valor económico. 
 
O projeto visa contribuir para colmatar os gaps de informação e conhecimento existentes, e sensibilizar e mobilizar as PME para o potencial de aplicação das tecnologias disponíveis, estabelecer roadmaps de implementação, criar ferramentas que permitam acelerar e facilitar a a adesão aos conceitos da Indústria 4.0 e respectiva implementação na formulação de  estratégias de inovação e transformação digital.
 
Integram a Plataforma i4.0 um conjunto de entidades públicas e privadas. As empresas participantes,  patrocinadoras do projeto, são: BA Glass Portugal, Banco BPI, Millenium BCP, CeiiA, CTT, Deloitte, Embraer, Frulact, Glintt, GS1, ISQ, José de Mello, Martifer, Nokia, NOS, ALTICE, REN, Siemens e Navigator.
A Indústria 4.0 é o maior desafio que se colocará ao tecido empresarial português e aos centros de produção e transferência de conhecimento na próxima década. O ecossistema de inovação empresarial em rede da COTEC, com especial foco no crescimento das PME, permitirá a identificação de tendências, selecção de boas práticas, codificação e disseminação de conhecimento, de forma alargada, no tecido empresarial português.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “Plataforma Portugal i4.0” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de 3,5 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 2,9 milhões de euros.
 
 
3. Mais informação
 
COTEC PORTUGAL - Associação Empresarial para a Inovação

11/04/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia