EcoEconomy 4.0 - Um projeto desenhado para criar competências sustentáveis nas PME

EcoEconomy 4.0 um projeto para gerar conhecimento em Economia Circular e Descarbonização/Transição Energética para que as PME possam adotar práticas inovadoras e sustentáveis económica e ambientalmente, usando tecnologias digitais da Indústria 4.0

 

Paula Silvestre, Diretora da AEP Competitividade

 

A AEP – Associação Empresarial de Portugal está empenhada em evitar que Portugal se atrase na adoção dos novos fatores críticos de competitividade visados na resposta a desafios societais e de produtividade, o que impediria níveis de desenvolvimento mais elevados e a aproximação aos países mais avançados. Neste sentido, desenhamos o projeto EcoEconomy 4.0 para mitigar o baixo conhecimento e atuação das PME - desde logo as industriais e nas regiões menos desenvolvidas - em novas áreas de competência que constituem fatores críticos de inovação e competitividade sustentável (circularidade; descarbonização / transição energética; tecnologias da Indústria 4.0 potenciadoras dessas vertentes) ou complementares (financiamento estratégico). O apoio do Compete2020 é determinante para conseguirmos fazer cumprir este propósito. O incentivo concedido a este projeto é um sinal claro às empresas de que este é o caminho certo e de que não estão sozinhas a percorrê-lo.

 

Enquadramento

A Economia Circular (EC) e a Descarbonização/ Transição Energética (DTE) são duas temáticas estratégicas para as empresas, quer ao nível da competitividade quer ao nível da qualificação.

A EC tem uma dimensão económica e social bastante concreta, não se restringindo a uma perspetiva ambiental sobre a economia. Devendo ser encarada como um fator de dinamização económica para o país, libertando recursos para o investimento e criação de emprego.

Este projeto pretende mostrar às empresas a importância de adotarem comportamentos de atuação numa lógica de economia permanentemente regenerativa.

A qualificação e a competitividade das empresas também dependem muito da Descarbonização/ Transição Energética para uma economia neutra em carbono. Com efeito, o Acordo de Paris sobre o Clima tem como objetivo dar resposta às alterações climáticas, através da manutenção do aumento médio da temperatura global bem abaixo dos 2ºC. Esta meta assenta no conceito da neutralidade carbónica (i.e. zero emissões líquidas), o que implica uma redução profunda das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas à escala global.

As empresas devem, pois, adotar e aprender a corresponder a estas duas premissas – EC e DTE - que tem uma grande importância no futuro da economia e das empresas em si.

 

Projeto

O projeto EcoEconomy 4.0 foca-se em dois domínios temáticos fundamentais com principal impacto na pegada carbónica (emissão de carbono) e produtividade dos materiais (relação entre o consumo de materiais na economia e o PIB), como são, respetivamente, a DTE e a EC, incluindo ainda como domínio transversal a análise de tecnologias digitais da Indústria 4.0 potenciadoras dos dois domínios temáticos, o que configura um triângulo de domínios críticos de inovação e competitividade sustentável indutores de uma subida na cadeia de valor.

O projeto visa apoiar o universo empresarial mais carente de intervenção, designadamente as PME menos desenvolvidas do continente (Norte, Centro e Alentejo), embora se esperem impactos potenciais positivos em todas as PME nacionais, dados os fortes efeitos de disseminação previstos.

Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de projetos estratégicos relevantes para potenciar a EC e a DTE no País, bem como o uso de tecnologias da Indústria 4.0 promotoras dessa atuação, mobilizando a força motriz da economia portuguesa (PME) para o efeito, com o intuito de potenciar o cumprimento das metas nacionais e europeias.

O paradigma da Indústria 4.0 interconecta-se com estes dois objetivos, na medida em que é possível, hoje, capitalizar a tecnologia digital para fomentar a práticas mais sustentáveis, monitorizar e responder de forma preventiva e corretiva aos perfis de consumo energético das empresas.

Em suma o projeto pretende promover o conhecimento e a adoção de práticas inovadoras e mais sustentáveis económica e ambientalmente por parte das PME - nomeadamente as industriais, com maiores desafios a este nível -, qualificando-as para um uso mais eficiente e eficaz dos recursos materiais e energéticos, incluindo exemplos de utilização de tecnologias digitais inovadoras da Indústria 4.0 potenciadoras.

 

Atividades

Tendo em conta o diagnóstico da realidade visada, onde as dúvidas, o desconhecimento e consequentemente a falta de competências por parte das empresas é notório foram desenhadas pelo promotor do projeto – AEP - algumas atividades numa abordagem multifacetada, que foque várias frentes do problema e que simultaneamente ajude as empresas a ganhar conhecimentos e competências.

O projeto EcoEconomy 4.0 é composto por um conjunto de atividades estruturadas e interligadas, nos dois domínios temáticos do projeto (economia circular e descarbonização/ transição energética).

Dada a natureza e objetivos do projeto, todas as atividades seguem uma lógica colaborativa, participativa e de disseminação de práticas e conhecimento. Por outro lado, o baixo patamar de nível de conhecimento das PME para muitos dos temas a tratar e o baixo awareness sobre os mesmos, exige que o projeto esteja dividido em três camadas / fases essenciais:

  1. a produção de conhecimento,

  2. a criação de ferramentas operacionais que tornem acionáveis as recomendações às PME e

  3. a realização de ações de ativação.

 

Apoio

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, o projeto “EcoEconomy 4.0”, promovido pela AEP, envolveu um investimento elegível de cerca de 711 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 604 mil euros.

12/08/2020 , Por Célia Pinto