STOP SARS-CoV-2 – Soluções que ajudam a travar pandemia

As medidas de proteção são sem dúvida o passo primordial para a diminuição do efeito do coronavírus SARS-CoV-2 na nossa Vida. Mas, se a proteção disponível inibir a proliferação de um vírus, esta será a ajuda essencial para a redução dos efeitos pandémicos.

STOP SARS-CoV-2: Strategic Thin-films Opposed to Pandemia é o nome do projeto que tem como alvo criar a partir de filtros existentes micrométricos e submicrométricos que possuam para além do elevado grau de eficácia para a retenção de partículas/organismos de dimensão nanométrica, capacidade de tornar o SARS-CoV-2 inviável.

Projeto

Travar a expansão da pandemia passa pela proteção direta das pessoas, mas também dos espaços comuns, em particular das zonas sensíveis relacionadas com o setor da saúde.

O projeto STOP SARS-CoV-2: Strategic Thin-films Opposed to Pandemia tem dois objetivos:

1. garantir que o vírus fica retido no filtro e

2. que é desativado, se possível, de imediato.

Filtros convencionais submicrométricos serão sujeitos à modificação da sua superfície, pela presença de um filme-fino ou seja de “um novo filtro”, com dimensão de poros nanométrica, inferior à dimensão média do vírus, constituído total ou parcialmente por um material virucida eficaz.

Estes novos filtros foram realizados por recurso à pulverização catódica, que em Portugal possui uma empresa de reconhecido prestígio para o fabrico comercial de filmes finos que é co-promotora deste projeto.

De notar que os novos filtros podem ser utilizados, num futuro próximo, em novos contextos, como a proteção a nanopartículas, em ambientes naturais e industriais.

Fase atual do projeto

Teresa Vieira - Responsável pelo "STOP SARS-CoV-2"

O projeto encontra-se numa fase de validação em ambiente laboratorial dos filtros produzidos, os quais foram otimizados para permitir evidenciar a eficácia destas novas superfícies na desativação do vírus. Esta atividade envolveu a utilização de um filtro com porosidade reduzida (submicrométrica) em cuja superfície foi depositada uma camada (filme fino) com poros abertos de dimensão nanométrica.

Assim, o filtro pode continuar a induzir as características de filtragem necessárias a uma ventilação eficaz com retenção de partículas similares às do vírus (fagos). A transferência da tecnologia de fabrico de filtros foi já realizada e já está em curso a prova de conceito.

 

O projeto prevê ainda atividades de disseminação e divulgação dos resultados através de artigos em publicações nacionais e internacionais e de uma patente.

O projeto está em fase de conclusão prevendo-se a sua divulgação ainda durante o próximo mês de julho.

 

Copromotores

O projeto tem como promotor líder o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro contando ainda com a Universidade de Coimbra, a Smart Separatons, Portugal e a TEandM – Tecnologia e Engenharia de Materiais, S.A como co-promotores.

Apoio

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto STOP SARS-CoV-2 envolveu um investimento elegível de 212 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 182 mil euros.

 

 

25/06/2021 , Por COMPETE 2020