Monumental Palace Hotel: um novo conceito de hotelaria de luxo em turismo

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a diversificação e a qualificação da oferta turística da cidade do porto através da reabilitação do edifício Monumental, um emblemático símbolo do património histórico da cidade. Pretende-se recriar um ambiente requintado e sofisticado, num hotel de cinco estrelas, com o objetivo de garantir uma experiência singular e inesquecível aos seus clientes.

 

1. Entrevista

Entrevistámos Pedro Rocha, Vice - Presidente do Grupo Mystic Invest cuja estratégia de expansão e diversificação passa por explorar novos destinos através da oferta de novos e diferenciadores produtos e serviços turísticos. Deste modo foi criada a empresa Monumental Palace Hotel, S.A., para desenvolver a sua atividade no setor do turismo, em particular no segmento da hotelaria e restauração, tendo em vista não só a diversificação da atividade do Grupo Mystic Invest mas também a qualificação da oferta turística da cidade do Porto.

 

Fique a conhecer a estratégia, os objetivos e os resultados esperados no âmbito do projeto “Monumental Palace Hotel” - cofinanciado pelo COMPETE 2020 - bem como a importância do apoio dos fundos comunitários da União Europeia para a execução do mesmo.

Qual foi a estratégia inicial? Como surgiu o Hotel? A Empresa Monumental Palace Hotel, S.A foi criada para desenvolver a sua atividade no setor do turismo, em particular no segmento da hotelaria e restauração, tendo em vista não só a diversificação da atividade do Grupo Mystic Invest mas também a qualificação da oferta turística da cidade do Porto. Deste modo, entende-se que a implementação do Monumental Palace Hotel constituirá um forte contributo para a promoção do turismo da cidade do Porto, da região Norte e, consequentemente, do País. Neste sentido, estando atualmente integrada no Grupo Mystic Invest, a Empresa partilha do posicionamento estratégico do mesmo, o qual se tem vindo a assumir crescentemente como um player de referência no setor do turismo ao nível nacional e internacional, como resultado do desenvolvimento da sua atividade neste setor há mais de 20 anos.  Assim, o Monumental Palace Hotel é um projeto que resulta do espírito empreendedor de Mário Ferreira, o principal acionista  do Grupo Mystic Invest, o qual apresenta uma capacidade empreendedora assinalável e uma vasta experiência no setor do turismo, caraterizada pelo sucesso das suas apostas na atividade de cruzeiros fluviais no Rio Douro, na atividade hoteleira na Região do Douro (nomeadamente por via da exploração no passado dos Hotéis Vintage House e da Pousada de Portugal Solar da Rede), bem como outras atividades de animação turística.

 

Quais os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?


Os principais desafios estão relacionados com a realização de uma obra de construção civil de grande envergadura em plena Avenida dos Aliados, no Centro do Porto, com diversos constrangimentos associados a obras de escavação em profundidade e à contenção periférica com os edifícios vizinhos a preservar.

O que consideram ser crítico para o sucesso da vossa estratégia? Em termos de estratégia de atuação e de política de promoção e divulgação nacional e internacional deste novo produto turístico, revelam-se críticas um conjunto de ações por forma a potenciar o sucesso do presente projeto, como sejam o estabelecimento de parcerias estratégicas com uma rede internacional de hotéis de luxo (tal como a Relais&Chatêaux, a Leading Hotels of The World ou similar), bem como com entidades e empresas turísticas da cidade do Porto (permitindo aos turistas usufruir de produtos turísticos complementares ao hotel), bem como com instituições de relevo como o Museu de Serralves, a Casa da Música e outras instituições e empresas de animação turística da cidade e da Região do Douro (tais como caves e quintas de produção de Vinho do Porto, o Museu do Douro, entre outras).  Adicionalmente, será fundamental deter uma presença forte na internet, por via da criação de um website do Monumental Palace Hotel com um design atrativo, bem estruturado, intuitivo e de fácil navegabilidade, permitindo ao cliente visualizar online os momentos únicos que o hotel lhe poderá proporcionar, bem como otimizar o posicionamento do website nos principais motores de busca nomeadamente Google, Yahoo, Bing, entre outros), possibilitando o alcance de um vasto número de clientes situados nos diversos mercados internacionais. Por fim, destaca-se realização de campanhas de marketing em Portugal  e nos principais mercados de captação de turistas, designadamente ações de divulgação da oferta turística do Monumental Palace Hotel junto de opinion leaders - jornalistas e “bloggers”, inserções de artigos em revistas da especialidade, designadamente na Condé Naste Traveller, na Sunday Times Travel Magazine, na Lonely Planet Traveller, entre outras publicações, e ainda a presença em feiras da área do Turismo, tais como a World Travel Market (Reino Unido), a German Travel Mart (Alemanha), a HD Boutique ou a The New York Times Travel Show (EUA),  B Travel (Espanha) e a FTN – Fórum de Turismo (Brasil). Deste modo, a associação a redes/parceiros de renome e prestígio internacional, assim como a entidades e agentes locais, quer empresariais, quer institucionais contribuirão consequentemente para um posicionamento de referência neste setor de atuação e, bem assim, para a obtenção de sinergias e vantagens únicas em termos de oferta turística.

Quais são os vossos objetivos para o futuro?
O Monumental Palace Hotel pretende ser reconhecido como um dos principais hotéis de luxo da cidade do Porto, bem como pelo seu conceito diferenciador, ao nível nacional, alicerçado no histórico e glamoroso edifício Monumental e, bem assim, na disponibilização de um pacote turístico atrativo e estimulante, assente num conceito de “experiências da cidade”, o que contribuirá não só para a atração de turistas dos mercados externos, com elevado poder de compra, como também para valorizar o património histórico, arquitetónico, cultural, gastronómico, enológico e social da cidade do Porto.  Assim, para a concretização dos objetivos estratégicos definidos a médio e longo prazo, a Empresa definiu um conjunto de objetivos quantificáveis que servirão de orientação às ações da Empresa no mercado, objetivando-se o alcance de uma receita turística global gerada pelo Monumental Palace Hotel, no pós-projeto, de Euro 5,2 milhões e de um volume de negócios internacional de 90%.
Qual o contributo dos Fundos da União Europeia para o percurso da vossa empresa?
A estratégia de expansão do Grupo passa por abraçar, constantemente, novos desafios, procurando explorar novos destinos turísticos, quer nacionais, quer internacionais, bem como desenvolvendo novas formas de responder às necessidades, cada vez mais exigentes, dos seus potenciais clientes, através da disponibilização de novos e diferenciadores produtos e serviços turísticos. Deste modo, os incentivos disponibilizados no âmbito do Portugal 2020 são considerados cruciais para apoio na prossecução da estratégia definida.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Monumental Palace Hotel” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 9,9 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de 4,3 milhões de euros.

 

3. Links úteis

Website do Monumental Palace Hotel  

Vídeo de Apresentação do Monumental Palace Hotel 

06/07/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa