ROADART - Design em movimento

A promoção da arte e da cultura portuguesa, através das ideias de jovens designers, na decoração exterior de viaturas que circulam atualmente pelo Algarve.


Paulo Ferreira, Gestor do Evento

"O apoio do Garantir Cultura foi fundamental para conseguir executar o projeto. É de realçar que todas as despesas estão a ser efetuadas com pessoas e fornecedores locais e nacionais, o que se traduz num impacto directo aos designers e empresas de apoio ao evento. Sem este apoio não conseguiriamos executar o projeto ou, só o seria de forma muito limitada".

 

 


 

Enquadramento

Tudo começa num concurso aberto a Jovens Designers para apresentação de propostas originais de decoração exterior e/ou interior de viaturas.

O requisito era que as propostas apresentadas deveriam representar de uma forma original elementos caraterísticos do património e da cultura nacional, entendida num sentido amplo, seja a interpretação de um episódio da história de Portugal, a ilustração alusiva a um monumento ou qualquer outro elemento da cultura popular, artesanato ou folclore.

Depois de escolhidas as propostas passou-se à decoração das viaturas que atualmente circulam pelo Algarve, passando pelos locais onde habitualmente, cumprem o serviço de atividades de animação e transporte de turistas.

Projeto

O projeto “RoadArt – Design em movimento” pretende promover a arte e a cultura de uma forma inovadora, criativa e interdisciplinar, cruzando a produção de jovens designers, a promoção do património cultural e a sua apresentação a uma audiência alargada formada por público residente e visitantes (turistas), em formato físico e através de canais digitais.

Tratou-se de uma atividade de criação e programação cultural dirigida ao público em geral, com uma oferta para todos os segmentos de audiência, permitindo apresentações em formatos físicos e digitais.

Atividades Desenvolvidas

Em linhas gerais, o projeto RoadArt surgiu através de um concurso com as seguintes características:

1.Concurso aberto a Jovens Designers para apresentação de propostas originais de decoração exterior e/ou interior de viaturas.

2.Seleção dos 10 melhores trabalhos originais, com vista à sua aplicação na decoração das respetivas viaturas.

3.Organização de uma Exposição inaugural com todas viaturas decoradas.

Como principal requisito o projeto de decoração de viatura, exterior ou interior, deveria representar de uma forma original elementos caraterísticos do património e da cultura nacional, entendida num sentido amplo podendo abarcar um episódio da história de Portugal, a ilustração alusiva a um monumento ou qualquer outro elemento da cultura popular, artesanato ou folclore.

Objetivos

O concurso permitiu que jovens designers a nível nacional, tivessem oportunidade de apresentar as suas propostas de decoração interior e/ou exterior de uma viatura de transporte turístico. Pretendeu-se, desta forma, dinamizar o património artístico e cultural nacional, promovendo de uma forma inovadora, criativa, participativa e de forma itinerante, o trabalho dos jovens designers nacionais tornando-o visível a um público alargado e com interesses estéticos diversificados.

Procurou-se aliar o projeto a modelos de divulgação próximos do destino turístico, neste caso o Algarve, considerando estar a criar uma experiência inesquecível para quem opte por efetuar uma viagem / passeio numa das viaturas com decoração original.

Resultados

A circulação permanente da exposição “Roadart” durante pelo menos 3 meses, circulando pelos locais onde as viaturas circularem para cumprimento do serviço de transporte de turistas no Algarve.

O projeto é acompanhado de atividades de promoção e gestão, permitindo recolher indicadores de contato e satisfação com a audiência que for utilizando as viaturas, por forma a estruturar a sua continuidade futura.

Apoio

O projeto ‘RoadArt’ foi financiado como parte da resposta da União à pandemia de COVID-19 no âmbito do Garantir Cultura – o projeto envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 75 mil euros.

18/08/2021 , Por Célia Pinto