Projeto INDUCER cria loiça para aquecer alimentos em sistemas de indução

Apoiado pelo COMPETE, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de louça de cozinha em cerâmica, compatível com o sistema de cozedura/aquecimento de alimentos por indução. O desenvolvimento de um material em cerâmica compatível com a indução irá revolucionar o mercado da loiça utilitária, pois é expectável que esta inovação reduza o peso e custos de produção quando comparado com os normalmente usados.

Síntese do projeto INDUCER - Louça utilitária em cerâmica para cozedura em placas de indução

1. Âmbito

O âmbito deste projeto consistiu na conceção de um artigo de cozinha que permita o aquecimento por Indução. Neste sistema, a cozedura funciona através do aquecimento direto de um recipiente e não pela transferência de calor a partir de bobinas elétricas ou da chama, sendo, portanto, um processo muito mais eficiente.

2. Objetivo

O objetivo deste projeto, para a Grestel, foi identificar como área estratégica de investigação o desenvolvimento de loiça de grés compatível com a indução, de forma a poder posicionar-se na vanguarda em termos de inovação tecnológica e de produto, uma vez que, tirando os produtos de porcelana, não existem ainda produtos em grés culinário com estas características. Para potenciar estas oportunidades, torna-se necessário apostar em tecnologia que permita responder de forma eficaz aos requisitos e às tendências atuais do mercado, incluindo a procura de produtos de maior complexidade, com novas funcionalidades ou com características reforçadas. Uma mudança nos hábitos de consumo da sociedade atual, cada vez mais orientados para produtos sustentáveis em vez de descartáveis, também beneficia este tipo de produtos.

3. Ponto de situação

Fazendo o ponto de situação, já houve a divulgação dos resultados do projeto em seminários quer via apresentação em painel ou através da exibição de protótipos obtidos no âmbito do projeto, e também em 3 conferências internacionais de grande impacto na área dos materiais cerâmicos prosseguindo-se com o desenvolvimento do processo de melhoria das características da pasta e otimização do processo.

4. Apoio do COMPETE

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “Inducer - Louça utilitária em cerâmica para cozedura em placas de indução” envolveu um investimento elegível de 287 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 200 mil euros.

Trata- se de um projeto promovido pela Grestel em co promoção com o CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro) e a Universidade de Aveiro.

5. Resultados

Os resultados obtidos foram os pretendidos, conseguiu-se produzir peças passíveis de serem vendidas e utilizadas em sistemas de aquecimento por indução, muito embora se tenha alterado a estratégia inicialmente definida. Inicialmente a estratégia era baseada na utilização de materiais cerâmicos (ferrites) como aditivos na pasta ou aplicados em camada nos produtos para conferir o poder de aquecimento por indução mas tal não produziu os resultados esperados. Optou-se então pela utilização de decalques, utilização da prata aplicada em camada na base das peças.

6. Links

Página do projeto: http://www.grestel.pt/MenuSuperior/Notícias/tabid/963/ctl/Detail/mid/2085/itemid/628/language/pt-PT/Default.aspx?SkinSrc=[L]Skins/Grestel_Pages/grestel_Pages

 

 

12/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia