Revista Panorama: Portugal é o protagonista desta edição, com o foco na competitividade e sustentabilidade

Portugal é o protagonista da edição n.º 71 da revista Panorama, com o foco na competitividade e sustentabilidade. Destaque para a entrevista ao Presidente do Compete 2020 e para os projetos destes programas que ilustram que "Ser competitivo significa ser sustentável e ser sustentável ser competitivo."

Jaime Andrez

Presidente da Comissão Diretiva do Compete 2020

 

O COMPETE 2020, é o maior programa do atual período de programação em Portugal, envolvendo três fundos (FEDER, FSE e FC) . Para si quais são os resultados mais importantes  que os instrumentos de apoio à competitividade tiveram na estrutura económica e social de PT?

O Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização, designado por COMPETE 2020, insere-se na prioridade temática “Competitividade e Internacionalização” do Portugal 2020 (2014-2020) e foi aprovado pela Comissão Europeia a 16/12/2014. O orçamento do COMPETE 2020 fixa-se nos 6,2 mil milhões de euros, dos quais 4,4 mil milhões de euros são financiados pelos Fundos Europeus (FEDER, FSE e Fundo de Coesão) correspondendo os restantes 1,8 mil milhões de euros a contrapartida nacional. Após 6 anos de operacionalização, o COMPETE 2020 recebeu já 11.169 candidaturas, e apoiou 6.327 projetos, envolvendo um incentivo de cerca de 2 mil milhões €, a que corresponde um investimento elegível próximo dos 8 mil milhões €. Os Sistemas de Incentivos às empresas, em especial os que visam os investimentos produtivos inovadores de PME, são os grandes dinamizadores do COMPETE 2020 sendo também relevante o seu contributo para estimular a I&D empresarial e a cooperação entre entidades do Sistema de I&I, promovendo a transferência e a valorização do conhecimento. A consolidação do crescimento económico e da criação de emprego constituem os desafios mais relevantes da economia portuguesa e dependem, essencialmente, do reforço da competitividade e inovação das empresas nacionais. O estudo “Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no Desempenho das Empresas”, incluído no plano de avaliação do Portugal 2020, mostram a eficácia dos sistemas de incentivos no anterior período de programação e o seu contributo para evoluções favoráveis das empresas apoiadas em domínios como investimento, qualificação de recursos humanos, inovação, internacionalização e competitividade empresarial.

Destacava como resultados do COMPETE 2020: o aumento do investimento em I&D empresarial, o número de projetos apresentados para dar resposta aos atuais desafios societais, em particular no domínio da ação climática, a disponibilização online de serviços públicos a cidadãos e a empresas. Acresce que é possível antever como impactos dos projetos das empresas a criação de mais 41 mil postos de trabalho, o aumento do VAB em 77%, do volume de negócios em 55% e do volume de negócios internacional em 72%. Da leitura destes  números infere-se claramente do aumento da intensidade de valor no produto, do aumento da intensidade exportadora e do aumento a produtividade do trabalho.

 

Ser competitivo é ser sustentável, ser sustentável é ser competitivo!

 

Quais os domínios estratégicos que sendo prioridades futuras já podemos encontrar no COMPETE 2020? As prioridades e os domínios estratégicos atuais estão em consonância com aqueles que estarão presentes no futuro e que passam, necessariamente, pela transformação digital e as oportunidades e desafios que vem colocar à economia nacional. Os projetos apoiados – envolvendo empresas, entidades da administração Pública central e outras relevantes como associações empresariais –, obedecem a imperativos de inovação que passam por este desígnio estratégico. Como tive ocasião de referir os desafios societais, em particular no domínio da ação climática também já são uma prioridade nos instrumentos de política do COMPETE 2020. As preocupações ambientais e o caminho para o desenvolvimento sustentável é um grande desafio para a humanidade, mas também representa uma grande oportunidade para as empresas, que podem desempenhar neste contexto um papel fundamental.  Durante séculos, o crescimento económico parecia depender da utilização de recursos naturais como se estes fossem inesgotáveis, o que resultou numa crise de recursos e num aumento de preços. Se não tivermos esta preocupação, designadamente nos projetos apoiados pelo COMPETE 2020, a médio prazo olhamos para o mundo que conhecemos e vemos ecossistemas a desaparecer. Isto não pode acontecer, não há crescimento económico e competitividade sem um uso equilibrado dos recursos. O conceito de competitividade, hoje, é um conceito que se aproxima cada vez mais do de sustentabilidade, e que integra todo um conjunto de outros conceitos como são os casos da circularidade, da sustentação ou viabilidade, digitalização, do emprego qualificado e devidamente remunerado e da satisfação da Sociedade em bens e serviços na quantidade, preço e qualidade ditada pelos consumidores.

 

Artigo publicado na edição 71 da Revista Panorama

 

15/01/2020 , Por COMPETE 2020