Sonix produz artigos de vestuário em malha

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, “a Sonix aposta numa estratégia de private label na confeção de coleções para reputados retalhistas internacionais.” Rui Vinhas da Silva acrescenta: “com um enfoque na prestação de serviços de tinturaria e de produção de malhas tingidas e artigos da marca Sonix a empresa consegue controlar alguns elos importantes da cadeia de valor, nomeadamente a montante na consecução de eficiências produtivas mas também a jusante na diversificação que consegue de produto e de mercado. Um excelente exemplo.”

 

Breve histórico da empresa

A Sonix é uma empresa produtora de artigos de vestuário em malha, uma organização sólida, que soube aliar a sua longa experiência de mais de 40 anos a uma permanente atualização e inovação. Uma séria e rigorosa política de gestão, permite-lhe ter uma boa relação preço vs qualidade.

Com tricotagem e tinturaria própria, a Sonix tem uma grande flexibilidade e capacidade de produção transformando as diferentes matérias-primas em peças de vestuário, que depois de controladas e testadas são expedidas para os seus clientes.

A empresa conta com uma organização de 160 trabalhadores e produz diariamente 15.000 peças das quais 80% se destinam á exportação para o mercado Europeu.

Vivendo nós num mundo cada vez mais global e competitivo, a Sonix soube estabelecer nos últimos anos parcerias produtivas internacionais, acompanhando assim a exigência de preços e seus mercados. Para além da capacidade produtiva de Portugal as nossas plataformas de produção estendem-se a África e Ásia sempre com gestão Portuguesa que têm como prioridade manter o mesmo o nível de qualidade e serviço a que habituamos os nossos clientes.

A Sonix dá uma grande importância aos seus recursos humanos e tem como filosofia de trabalho manter um ritmo de melhoramento contínuo e desenvolver uma cultura competitiva entre os seus colaboradores em todas as áreas de atuação.

. Especialidade

Confeção, tinturaria, embalamento, estilismo, corte, tricotagem, modelismo, laboratório.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.

Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008, soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

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08/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor