Os 3R's para 2021: Resiliência, Reinvenção e Redes de Colaboração

Sob o lema «Tempo de Agir: por uma recuperação justa, verde e digital», Portugal assumiu a 1 de janeiro de 2021 a  Presidência do Conselho Europeu  com três grandes prioridades para a União Europeia:

- Promover uma recuperação alavancada pelas transições climática e digital; - Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais da União Europeia como elemento diferenciador e essencial para assegurar uma transição climática e digital justa e inclusiva; - Reforçar a autonomia de uma Europa que se deve manter aberta ao mundo, assumir liderança na ação climática e promover uma transformação digital ao serviço das pessoas.

Num momento em que a pandemia de COVID-19 apresenta desafios socioeconómicos difíceis e importantes para a UE, a Presidência Portuguesa fará tudo para que o seu semestre constitua o início de um novo ciclo na Europa.

A implementação do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e do Instrumento Próxima Geração UE (Next Generation EU), que integram um conjunto de instrumentos financeiros inovadores que vão apoiar a retoma da Europa, designadamente através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, é uma das principais prioridades. A aprovação e a execução dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência serão também prioritárias. 

Nesta edição mostramos como os instrumentos do COMPETE 2020 estão orientados para apoiar a criação das condições para um país mais competitivo, logo mais coeso socialmente. 

07/01/2021 , Por COMPETE 2020