iBook o vértice da inovação tecnológica e dos materiais inteligentes

 

A sociedade de informação dos nossos dias, impõe um ritmo acelerado ao consumo de informação, como consequência do número de canais e dispositivos que oferece. Tal facto, obrigou a que o livro estático em folhas de papel, fosse repensado e adaptado, por forma a responder à exigencia do novo consumidor, expert em tecnologias e ávido em obter conhecimento, mas ao mesmo tempo, fomentando a aproximação ao livro tradicional.

Desta forma, o livro passou a embeber conteúdos dinâmicos e interativos que dinamizam o caráter estático das suas páginas em papel, sendo capaz de despertar interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico.  

 

Universidade do Minho na vanguarda

 A Universidade do Minho, tem desenvolvido projetos de vanguarda apresentando produtos de grande inovação tecnológica aliada aos materiais inteligentes.

Neste contexto, diferentes àreas de investigação científica, assumiram em parceria desenvolver um projeto (ou vários que se interligam), que tem como finalidade aumentar a interação do utilizador ao folhear um livro expandido a um dispositivo digital, criando um cenário rico em estímulos sensoriais, onde a imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página. Vejamos, então, os projetos: 

 

Engagebook – Tocar, Ler e Brincar

Em parceria com laboratório EngageLab, que desenvolve uma atividade que cruza artes e tecnologia, foi criado um sistema inovador, que faz com que um livro, que seja colocado junto a um dispositivo tablet ou smartphone, consiga gerar conteúdos multimédia relacionados com os conteúdos existentes nas suas páginas, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito. É uma solução acessível em termos de produção, porque o livro não necessita de ligação física ao dispositivo nem de outro tipo de eletrónica, bastando, embeber no livro em papel, pequenas peças magnéticas que são detetadas por software aplicacional específico e assim iniciar a sincronização. Nesta versão, as ilustrações impressas em cada página são estendidas para a tela do dispositivo, proporcionando a perfeita exploração do conteúdo, tanto linearmente lendo e folheando o livro impresso e / ou a explorar a interação no dispositivo digital.

Este projeto foi cofinanciado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia  no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade ou COMPETE, envolvendo um investimento elegível de 62.195 euros e um incentivo FEDER de 137.577 de euros

Esta nova aproximação ao livro tradicional envolveu os investigadores Ana Lúcia Pinto, Ana Carina Figueiredo, Pedro Branco, Eduarda Coquet, Ido Iurgel e Nelson Zagalo.

 

"Bridging Book", clique na imagem para ampliar

 

iBook um livro interativo através de materiais inteligentes

O desenvolvimento de novos materiais inteligentes e funcionais impressos, combinados com interação digital, abre o caminho para a exploração de artefactos interativos inovadores que captam a essência do design de interação, numa sinergia perfeita entre função, forma e estética.

O iBook insere-se no domínio prioritário da estratégia de I&I para uma especialização inteligente, sendo um projeto que visa explorar, desenvolver e incorporar novos materiais inteligentes e funcionais impressos, como tintas condutoras e materiais piezoelétricos, entre outros, combinados em compósitos materiais/digitais para pesquisar e desenvolver novas plataformas de interação para impressão que serão explorados numa prova de conceito interativa: o livro. 

É este o elo entre o trabalho já realizado e referido como o projeto Bridging Book - um livro híbrido que esbate a linha entre livros físicos e eletrónicos, com o novo projeto. 

Para o iBook são apresentadas duas linhas de investigação: a do desenvolvimento de materiais inteligentes e funcionais impressos e a respetiva aplicação, e a do design da tecnologia de interação aplicada ao livro, combinando dispositivos móveis, desde smartphones a tablets, utilizando o seu poder computacional, e interagindo com eles.    

Este projeto, reúne várias áreas científicas de conhecimento, que vão desde a ciência dos materiais, desenvolvimento e integração de tecnologia, ao design de interação e à estética. A equipa de Investigadores, é formada por: José da Rocha, Luís Magalhães, Pedro Branco, Pedro Martins, Senentxu Mendez, Vitor Correia, Juliana Oliveira, Nelson Zagalo.

Um projeto cofinanciado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia  no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização ou COMPETE 2020, envolvendo um investimento elegível de 161.856 euros e um incentivo FEDER de 52.865 de euros

 

Fontes: Comunicação, Universidade do MinhoBoas notícias online, EngageLab

09/09/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro