Comércio Digital - Qualificar Comércio e Serviços para a Economia Digital

Enquadramento

O programa Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI – Associação da Economia Digital, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que está a promover a presença online junto das empresas portuguesas do sector do comércio e dos serviços, dando-lhes a conhecer as estratégias para uma presença online e as ferramentas essenciais do marketing digital que lhes permitirá modernizar e internacionalizar os seus negócios, aproveitando novas oportunidades, no contexto do comércio online e da economia digital a nível mundial.

A ACEPI visa, com o programa Comércio Digital, promover o reforço das capacidades técnicas e tecnológicas das microempresas e PME de comércio e serviços, tendo em vista a aceleração da maturidade digital destas e, bem assim, contribuir para relevantes ganhos de produtividade e maior competitividade. Pretende-se facilitar o acesso a informação relevante nos domínios da competitividade e internacionalização das PME e reduzir assimetrias de informação ao nível empresarial e impulsionar a transformação sustentada na criação de uma digitalização inteligente destas organizações.

Apresentação da Plataforma Digital

A plataforma digital do Programa Comércio Digital é a peça central da implementação, comunicação e divulgação do Programa, e é aqui que encontrará a Academia Comércio Digital. A Academia Comércio Digital é uma plataforma de e-learning totalmente gratuita, com conteúdos formativos de capacitação para a economia digital. Esta Academia integra o programa Comércio Digital, disponibilizando conteúdos formativos e ferramentas online sobre marketing digital e negócios na internet, apoiando, de uma forma simples e direta, os empresários do comércio e serviços na digitalização do seu negócio, permitindo-lhes ganhar novos clientes e expandirem-se para novos mercados. Nesta academia pode encontrar lições em vídeo e outras ferramentas de apoio, como apresentações, estudos, questionários, etc. As lições focam-se nas sete principais vertentes a ter em conta na criação de um negócio online, nomeadamente: Diagnóstico e Plano de Comércio Digital; Registo do Domínio e Contas de Email; Criação do Website; Marketing Digital - Redes Sociais; Marketing Digital - Anúncios Digitais; Plataformas Agregadoras de Venda Online; e Loja Online.

Na plataforma do Programa Comércio Digital poderá encontrar também outra iniciativa do Programa, nomeadamente o Selo CONFIO. O selo CONFIO é um certificado atribuído a websites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet. Este selo é uma garantia para os consumidores na aquisição de produtos e serviços através de comércio eletrónico e na utilização da Internet em geral. A atribuição do selo CONFIO depende de uma verificação e validação das regras do Código de Conduta e do Regulamento da responsabilidade da entidade de acreditação através de um processo de auditoria exigente, independente, objetivo, transparente e íntegro.

Outra iniciativa do Programa Comércio Digital que poderá encontrar na sua plataforma é o Voucher 3em1. Este voucher é oferecido pelo parceiro .PT a microempresas e PME portuguesas das áreas do comércio e serviços, para registo de um domínio .pt gratuito pelo período dum ano. Esta oferta inclui também acesso a caixas de email e a ferramentas de construção e alojamento de websites.

Um conjunto de 30 Webinars gratuitos sobre negócios online e economia digital também estão disponíveis na plataforma do Programa Comércio Digital.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 1,9 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,6 milhões de euros.

28/10/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa