Socem ITS: A otimização na produção de moldes

No âmbito de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a Socem ITS concluiu com êxito obras de reconfiguração na fábrica, abrangendo remodelações para aprimorar o ambiente de trabalho, otimização da disposição dos investimentos e reforço na segurança dos colaboradores. Além disso, foi realizada a expansão com a construção de uma nova nave na fábrica.
 
Socem ITS - Creative Innovation
 
 
1. Sìntese
 
A Socem ITS demonstra uma sensibilidade aguçada em relação ao mercado que a envolve, evidenciando a necessidade premente de inovação na sua produção. Este impulso inovador visa a aquisição de máquinas e equipamentos mais avançados, sofisticados e de qualidade superior, incorporando tecnologia de ponta para atender aos exigentes padrões de qualidade nos moldes produzidos pela empresa.
 
Legenda – Máquina CNC Awea VP2012  
 
Para concretizar este propósito, a Socem ITS ampliou as suas instalações, uma vez que as atuais não comportavam tais investimentos devido às suas dimensões. Houve também uma remodelação para aprimorar o ambiente de trabalho, implicando a reorganização e otimização dos equipamentos existentes, além da aquisição de novos, criando assim um espaço mais amplo e condições laborais superiores. 
 
Legenda – Robot de alimentação da célula erosão (a célula inclui 2 máquinas de erosão e uma CNC de 5 eixos)
 
De modo a atingir estes objetivos, a Socem ITS realizou diversos investimentos, nomeadamente:
 
  • Obras de reconfiguração na fábrica, abrangendo pequenas remodelações para aprimorar o ambiente de trabalho, otimização da disposição dos investimentos e reforço na segurança dos colaboradores. Além disso, foi realizada a expansão com a construção de uma nova nave na fábrica. 
  • Aquisição de diversas máquinas:
    • CNC de 5 Eixos Evolution 350 que permite fazer a rotação e inclinação dos moldes para trabalhos mais delicados tecnicamente; 
    • Máquina de Alta Velocidade, que permite produzir peças mais rápidas; 
    • Máquina de Furar de 7 eixos ultra-rápida, que gira com velocidades determinadas, onde se fixa a ferramenta;
    • Aquisição de uma Máquina CNC de 5 eixos + 1 eixo.
  • Realização de viagens de prospeção a mercados internacionais.
  • Contratação de funcionários (dos quais dois qualificados) para iniciar os trabalhos com as máquinas adquiridas.
  • Aquisição de uma Ponte Rolante com capacidade para 20 Toneladas, que permitirá carregar os moldes de maior dimensão, ou seja, mais pesados. 
  • Aquisição de software informático e de computadores e servidores.
  • Aquisição de um Centro de Erosão Elétrico.
  • Participação em feiras em mercados internacionais.
 
2. Testemunho de Luis Francisco Febra, Administrador do Grupo Socem
 
 
Este projeto de inovação produtiva foi dos primeiros que existiu em Portugal no âmbito do PT2020 (iniciou em 2015), em que a Socem ITS com o apoio do COMPETE conseguiu fazer um grande investimento, face á realidade da empresa na altura, tendo sido uma empresa adquirida pelo Grupo Socem poucos meses antes, que estava muito necessitada de novos equipamentos e de uma grande transformação tecnológica face á realidade do setor de moldes na altura.
 
O projeto foi um sucesso, tendo sido executado a 100% e tendo a Socem ITS sido capacitada para o que o setor pede, produzir boa qualidade com rapidez, sendo que para isso muito contribuiu a célula de produção robotizada na área de erosão que foi o maior investimento do projeto, sendo a mesma composta por 1 máquina CNC de 5 eixos para produção de elétrodos e 2 máquinas de erosão, que são alimentadas por um robot e que permite trabalhar 24h/24h.
 
Com o apoio do COMPETE foi possível transformar por completo a empresa dotando-a da mais recente tecnologia e maior capacidade produtiva.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 3,7 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,2 milhões de euros.
 
4. Links úteis
 

04/01/2024 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030