Projeto promove café português em mercados internacionais

1. Síntese

Profissionais do café querem valorizar o café expresso português, para isso conceberam uma marca aglutinadora dos cafés transformados em Portugal ("Portuguese Coffee") que, através de uma plataforma web "Portuguese Coffee Hub", comunicará, universalmente, a essência do café português, nos mercados internacionais.

Mas como se cria uma marca de café português se não existe produção (agrícola) de café (verde) em Portugal? A resposta a esta questão é, na opinião dos responsáveis do projeto, simples: Portugal não planta nem colhe café, mas acompanhou durante muitos anos a produção de café nas suas ex-colónias e conhece-o bem; além disso, torra-o e, posteriormente desenvolve blends, tipicamente portugueses, adaptados ao paladar e às emoções lusitanas, em constante evolução e afinação desde o tempo dos Descobrimentos. Assim, a pergunta que se mantém é apenas uma: "Quem melhor que os portugueses saberá as sensações que uma simples chávena de café transmite?". 

De notar que esta realidade é semelhante, por exemplo, à do chocolate “belga ou suíço", que têm origem no cacau proveniente dos países produtores, e tal não impede que exista um branding muito forte e reconhecido internacionalmente destes chocolates. 

 

2. Enquadramento no COMPETE

2.1 Testemunho | Cláudia Pimentel | Secretária-geral da AICC

“ A indústria do café em Portugal contribui de forma significativa para a economia nacional. O apoio do Compete 2020 vem permitir a esta industria reforçar a sua posição nos mercados internacionais através da criação de uma identidade própria do café português, identidade essa que permite ao consumidor reconhecer o “nosso” café em qualquer lugar do Mundo. Este projecto permite a divulgação de um património nacional e permite que as empresas torrefactoras e distribuidoras de café português, em conjunto, se afirmem nos mercados externos aumentando assim as suas exportações. Por outro lado, a criação de um website próprio dará uma dinâmica e uma imagem moderna desta indústria facilitando os acessos entre parceiros. Pretende-se assim aumentar a notoriedade e conhecimento externo sobre o café português e melhorar a sua acessibilidade aos mercados.”

2.2 Sistema de Apoio a Acções Coletivas

O projeto “Portuguese Coffee Hub” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). Promovido pela AICC - Associação Industrial e Comercial do Café, o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 226 mil euros, dos quais 192 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

3. Objetivos Estratégicos

  • Criar uma marca aglutinadora do café produzido em Portugal, designada de "Portuguese Coffee", sempre associada à plataforma web.
  • Desenvolver a plataforma "Portuguese Coffee Hub" com o objetivo principal de mostrar a oferta nacional de café. 
  • Promover internacionalmente a marca "Portuguese Coffee" e o portal "Portuguese Coffee Hub" em revistas, eventos e certames estratégicos de carácter internacional.

 

4. Estratégia

  • Apostar numa comunicação emocional que crie relação e respire não só café, mas o que é ser português.
  • Promover e divulgar o Café Português, como um produto específico e diferenciador.
  • Aumentar a sua valorização e procura.
  • Certificar as marcas de café portuguesas.

 

5. Principais Atividades

5.1 Criação da marca "Portuguese Coffee" e respetiva estratégia de branding

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) quer que as marcas de café nacionais tenham um melhor acesso aos mercados internacionais e nesse sentido criou o primeiro selo de denominação: “Portuguese Coffee – a blend of stories”, uma nova marca que pretende diferenciar este produto e as suas características únicas. O novo selo foi apresentado este ano, a 17 de fevereiro, no Porto, num evento promovido pela AICC.  “Portuguese Coffee – a blend of stories” é o novo selo que todas as marcas portuguesas de café (empresas de torrefacção que operem em Portugal) podem incluir nas suas embalagens.

“O lançamento deste selo surge da necessidade de existir uma marca ou elemento aglutinador da indústria que permitisse a diferenciação do Café Expresso Português em detrimento a bebidas expresso de outras origens (países)”, explicam os profissionais. 

“Com esta iniciativa inédita estamos a possibilitar ao consumidor a facilidade de reconhecimento deste tipo de café. Por outro lado, nos mercados externos, será sempre uma forma de conhecerem também a tradição portuguesa e desta forma poderem depois pedir o nosso café nos seus países de origem, facilitando a decisão de compra”, sublinhou Rui Miguel Nabeiro, Presidente da AICC. 

Cláudia Pimentel, secretária-geral da AICC, frisa ainda que “é importante aproveitar este boom de turismo em Portugal, para dar a conhecer aos estrangeiros o café nacional, e que mais tarde através do selo irão identificar e comprar nos seus países, que sem essa marca distintiva não sabem qual é”. 

A plataforma web, em inglês, valorizará a identidade do café produzido em Portugal, as suas marcas e a sua capacidade de inovação, através da comunicação da marca "Portuguese Coffee", bem como projetos e resultados de relevância para o setor do café, desenvolvidos a montante e a jusante da sua cadeia de valor. 

5.2 Conceção da Plataforma Web: "Portuguese Coffee Hub"

Promover o desenvolvimento da plataforma web, numa ferramenta ágil de programação e configuração por parte do utilizador. Os conteúdos considerados fulcrais focar-se-ão nas áreas: 

  • Portuguese Coffee DNA - onde se apresenta a marca "Portuguese Coffee" e respetiva ficha técnica com os elementos que diferenciam o café português.
  • Portuguese Emotions - onde se podem relacionar as emoções tipicamente portuguesas com o café.
  • Our Brands - Portal dedicado à oferta nacional dos cafés produzidos em Portugal aderentes ao projeto.
  • Academy - Onde a AICC e as marcas podem divulgar projetos de investigação, artigos científicos, eventos de caráter científico, entre outros.

5.3: Ações de Marketing Internacional

Esta atividade trata da divulgação da "Marca e Selo Café de Portugal" e da plataforma web através de campanhas coletivas de promoção internacional: através da realização de eventos em locais com forte presença internacional; bem como a presença feiras e certames de caráter internacional.

6. Links

Site da AICC - Associação Industrial e Comercial do Café | http://aicc.pt/ Site do Café Português | http://theportuguesecoffee.com/

20/09/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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