Hidrogénio: o próximo passo para a Sustentabilidade Energética

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto H2SE visou responder à necessidade de promoção da investigação, inovação e utilização do Hidrogénio como fonte alternativa de energia limpa, aplicada à mobilidade, à indústria e aos bens de consumo, contribuindo assim para a divulgação da Economia do Hidrogénio na Sociedade Portuguesa.

 

Em declarações ao COMPETE 2020 2020, José Campos Rodrigues, Presidente da Direcção AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio sintetizou o longo percurso deste projeto, enaltecendo os resultando alcançados.

1. Síntese

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto H2SE - Hidrogénio de Sustentabilidade Energética "transporta na sua matriz a promoção do conhecimento, a investigação, a inovação e utilização do H2 enquanto fonte de energia limpa". Está estruturado em quatro eixos estratégicos que abrangem um conjunto diversificado de acções, contemplando domínios como: a Promoção do hidrogénio (H2); a Inovação e tecnologia; Estudos de interesse estratégico; e ainda um conjunto de medidas de carácter mais transversal, enquadrando recursos de natureza instrumental, visando de forma concertada, promover e disseminar a informação e o conhecimento das tecnologias do H2.

 

2. Testemunho de José Campos Rodrigues, Presidente da Direcção AP2H2

> Em dezembro de 2019, o Hidrogénio integra a Agenda Energética e de Sustentabilidade e é reconhecido – depois de um longo combate travado pela AP2H2 - como solução energética renovável, sustentável, que assegura a resiliência da rede eléctrica, alternativa e substituta dos combustíveis fósseis, e com um contributo positivo na balança comercial.

> Em 2020 é publicada a RCM nº 63/2020 que aprova a ENH2 - Estratégia Nacional para o Hidrogénio.

> Em 2021 é reconhecido pela comunidade nacional que o trabalho e acção da AP2H2 foram importantes na alteração de posicionamento nacional ocorrido em 2019.

A acção persistente de promoção e divulgação do hidrogénio, designadamente através de Workshops, Seminários, Newsletters e Estudos, distinguindo os melhores trabalhos realizados no domínio do Hidrogénio, nas Escolas Secundárias e nas Universidades portuguesas (Prémio Toste de Azevedo) constituiu um contributo importante para que o tema do Hidrogénio fosse criando doutrina e formasse opinião, percorrendo o seu caminho até entrar nas Agendas Política e Energética. Estamos agora a colher os frutos do trabalho realizado e é com satisfação e reconhecimento ao H2Se, que o contemplamos.

O projecto H2Se foi um instrumento fundamental que sustentou a capacidade de acção da AP2H2 neste período, na medida em que lhe permitiu um outro patamar de realização e de intervenção que não estaria ao seu alcance sem esse impulso. A AP2H2 criou uma nova dinâmica, desde então, de que é testemunho o aumento significativo de convites que lhe são dirigidos para participar em reuniões técnicas e científicas nos mais diversos fóruns e meios de comunicação social, de adesões de associados, quer individuais, quer empresariais. 

O painel seguinte dá a imagem das adesões empresariais no final de 2020, e ilustra a relevância actual da AP2H2 enquanto interlocutor representativo deste novo sector de actividade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste processo a AP2H2 ganhou/consolidou novas valências de que se destaca a promoção da literacia no que se refere à Economia e Tecnologias do Hidrogénio. O curso realizado em 2020 teve 200 inscrições, com uma avaliação formal muito positiva (96%) por parte de todos os participantes. Estamos agora em fase de lançamento de uma segunda edição que esperamos tenha o mesmo sucesso e aceitação da primeira, já como Formação devidamente certificada. Mantemos a nossa Newsletter mensal distribuída a toda a Comunidade do Hidrogénio. Reservada aos sócios, editamos um clip semanal com notícias sobre o H2 no mundo. Colaboramos com os nossos associados na preparação dos seus projectos de investimento, com o nosso envolvimento directo em alguns dos casos. 

Uma nova matriz de acção está assim a ser desenhada e contamos com o novo SIAC para a consolidar em várias das suas frentes:

● Formação

● Criação de um cluster industrial

● Promoção de parcerias com investidores externos

● Desenvolvimento de projectos piloto que valorizem a tecnologia nacional

● Informação técnica

● Internacionalização

Serão alguns dos eixos de acção futura para os quais queremos continuar a contar com o apoio do SIAC, instrumento fundamental para o desenvolvimento estratégico de organizações não lucrativas como a AP2H2.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto H2SE - Hidrogénio de Sustentabilidade Energética foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, tendo envolvido um investimento elegível de 269 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 229 mil euros.

 

4. Sobre a AP2H2

A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2) é uma entidade sem fins lucrativos, cujas actividades estão direccionadas para a promoção e facilitação da utilização do hidrogénio como vector energético em Portugal.

Fundada em 2003, a Associação agrega e representa um conjunto de entidades e agentes económicos, tecnológicos e científicos que na sua actividade cobrem as principais áreas de intervenção no mundo da implementação do hidrogénio como novo vector energético, nomeadamente a produção de combustíveis e a sua utilização como fonte de energia, o desenvolvimento das tecnologias associadas, bem como a investigação e o ensino.

 

5. ​Links

> Artigo “H2SE - Hidrogénio de Sustentabilidade Energética”, de 26/07/2019 

> AP2H2 – Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio  

Website 

Facebook 

Twitter 

> INEGI 

Website 

Linkedin 

Facebook 

Twitter 

> IPP- Instituto Politécnico de Portalegre

Website 

Linkedin 

Facebook 

22/04/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia