UI-Transfer: Transferência e Valorização de conhecimento científico

Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto UI-Transfer tem por objetivo aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico através de dinâmicas de rede, permitindo a viabilização, aceleração e capitalização de projetos inovadores no mercado.

Em declarações ao COMPETE 2020, João Barroso, Vice-Reitor para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital da UTAD faz um ponto de situação deste projeto, destacando a «importância crucial da estreita colaboração entre universidades e empresas na transferência de conhecimento e tecnologia».

 

1. Síntese

O Projeto UI-TRANSFER – Transferência e Valorização de Conhecimento Científico visa aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico através de dinâmicas de rede, permitindo a viabilidade, aceleração e capitalização de projetos inovadores no mercado, incluindo a realização de concursos de prova de conceito nas universidades do consórcio, bem como a sensibilização em Propriedade Intelectual e a aproximação entre Universidades e Empresas. 

Ao longo dos dois últimos anos, foram dinamizadas um vasto leque de iniciativas agrupadas pelas atividades principais: scouting, provas de conceito, relação universidade-empresa, sensibilização e divulgação. 

Das atividades realizadas destacam-se as iniciativas que visam reunir os agentes que têm um papel preponderante na valorização do conhecimento científico e tecnológico, nomeadamente investigadores, empresários, gestores de I&D+I em empresas, empreendedores, investidores, técnicos de transferência de tecnologia e gestores de ciência & tecnologia.

 

Registo das iniciativas realizadas que reuniram investigadores, empresários, gestores de I&D+I em empresas, empreendedores, investidores, técnicos de transferência de tecnologia e gestores de ciência & tecnologia.

 

2. Testemunho | João Barroso, Vice-Reitor para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital da UTAD 

 João Barroso | Vice-Reitor UTAD 

 

Acreditamos firmemente que a efetiva valorização do conhecimento científico e tecnológico depende de uma articulação adequada entre os agentes do ecossistema de inovação ao longo do ciclo de pesquisa e desenvolvimento. Em particular, destacamos a importância crucial da estreita colaboração entre universidades e empresas na transferência de conhecimento e tecnologia. Essa colaboração permite que o conhecimento científico e tecnológico desenvolvido nas universidades seja transferido para as empresas, onde pode ser valorizado e aplicado para impulsionar a competitividade do setor empresarial.

Salientamos, ainda, a necessidade de fortalecer a capacidade das empresas em traduzir esse conhecimento em propriedade industrial, viabilizando sua exploração por fatores-chave na cadeia de valor. Ao estabelecer essa ponte entre universidades e empresas, o projeto UI-TRANSFER, apoiado pelo COMPETE 2020, permitiu que este consórcio, composto por 5 parceiros, reunisse as competências técnicas necessárias para impulsionar a transferência efetiva de conhecimento e tecnologia, promovendo assim a inovação e a competitividade no mercado.

 

3. Consórcio

O consórcio do projeto é constituído pela Universidade De Trás-os-Montes e Alto Douro, enquanto promotor líder, pela Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento-TecMinho, pela Universidade do Porto, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Coimbra.

 

4. Apoio do COMPETE 2020

O projeto UI-TRANSFER foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de 824 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 700 mil euros.

 

5. Links úteis

UI-TRANSFER | Ficha do projeto   

UI-TRANSFER | Website   

UTAD | Website   

Centro de Inovação e Desenvolvimento | Website  

30/06/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia