Vieira do Minho: (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto respeita à vila de Vieira do Minho, com vista à recuperação e requalificação de diferentes espaços verdes e criação de ´ilhas-sombra´, levando assim à mitigação das ondas de calor em meio urbano, bem como ao melhoramento estético-visual do espaço, e, por conseguinte, à melhoria da qualidade de vida dos habitantes e usuários.
 
(Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra na vila de Vieira do Minho
 
1. Enquadramento
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto respeita à vila de Vieira do Minho, com vista à recuperação e requalificação de diferentes espaços verdes e criação de ´ilhas-sombra´, levando assim à mitigação das ondas de calor em meio urbano, bem como ao melhoramento estético-visual do espaço, e, por conseguinte, à melhoria da qualidade de vida dos habitantes e usuários.
 
Simultaneamente serão feitas ações de sensibilização ambiental, dirigidas especialmente aos mais jovens, que gerem mudanças de comportamento.
 
 
2. Testemunho | Vereadora Ana Ribeiro
 
A qualificação do Município de Vieira do Minho, passa por fatores sociais, económicos, culturais e ambientais, em que a valorização quer da conectividade ecológica quer do espaço público, desempenham um papel determinante na qualidade de usufruto dos espaços públicos pela população. 
 
Este projeto integra-se num processo de redução das vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública na vila de Vieira do Minho. Desta forma, pretendeu-se aumentar a área arborizada uma vez que as árvores plantadas nos espaços urbanos de fruição pública são elementos importantíssimos na paisagem por forma a diminuir a temperatura ambiente, criar sombra, embelezar o espaço físico e contribuir para a redução do efeito-estufa. 
 
As intervenções desenvolvidas ao longo deste projeto foram: 
 
  • Abate de exemplares arbóreos mal-adaptados - Assim, abateram-se 8 exemplares da espécie Platanus hispanica e 38 exemplares da espécie Liquidambar styraciflua. A má adaptação dos exemplares da espécie Liquidambar styraciflua está relacionada com o tipo de sistema radicular provocando levantamentos de guias dos passeios, destruição do pavimento, o que dificulta mobilidade e segurança dos cidadãos (foto 1).

  • A má adaptação da espécie Platanus hispanica está relacionada com a sua má localização e o seu rápido crescimento, uma vez que se encontram por baixo de linhas elétricas (foto 2). 

  • Corte de ramos e aplicação de podas formativas, seletivas e sanitárias - Com esta intervenção podaram-se 116 árvores localizadas na Praça do Município e no Parque dos Moinhos. 
  • Plantação – Foram plantados 146 exemplares das seguintes espécies: Liquidambar styraciflua, Ilex aquifolium e Ginkgo biloba (foto 3 e 4)

  • Aplicação de mulch – Foi adquirida pedra decorativa vulcânica e pedra decorativa branca, para aplicação nos locais onde se vai proceder ou procedeu ao abate das árvores, sendo as caldeiras revestidas com esta mesma pedra (foto 5 e 6) 

   

  • Instalação de mobiliário urbano – Foram adquiridas 8 mesas de pick-nick, que foram instaladas no Parque dos Moinhos, que é uma zona de lazer, agradável e harmoniosa, onde a natureza se alia à inovação. Inclui áreas de entretenimento para todas as faixas etárias, com equipamentos de manutenção, ‘pirâmides de escalada’, polidesportivo descoberto e parque infantil; uma zona ampla para a realização de espetáculos, nomeadamente para as festas populares, uma represa que permite a criação de um espelho de água, um parque de merendas, bem como um conjunto de percursos pedonais que permitem a fruição dos utentes pelo espaço a pé ou de bicicleta. Desta forma poderemos aumentar a capacidade do parque de merendas garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública face aos riscos a que a população está sujeita (foto 7 e 8).

  

3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é promovido pelo Municipio de Vieira do Minho e conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do aviso 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, envolvendo um investimento elegível e incentivo FEDER de cerca de 74 mil euros.
 
4. Links
 

17/08/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia