(Re)Arborizar Lourinhã: um lugar mais verde e sustentável!

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Município da Lourinhã com o aumento da vegetação arbórea pretende-se contribuir para o combate às ondas de calor e para a diminuição da poluição, melhorando o conforto e bem estar da população e promover o reforço da resiliência e da capacidade de sequestro de CO2, contribuindo para a melhoria estética do centro urbano e promovendo a biodiversidade.
Leia o testemunho do Vereador João Serra na newsletter semanal do Programa.
 
 
1. Síntese 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Município da Lourinhã pretende com o presente projeto, proceder à requalificação de diversos espaços urbanos, na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Com o aumento da vegetação arbórea pretende-se contribuir para o combate às ondas de calor e para a diminuição da poluição, melhorando o conforto e bem estar da população e promover o reforço da resiliência e da capacidade de sequestro de CO2, contribuindo para a melhoria estética do centro urbano e promovendo a biodiversidade.
 
 
2. Enquadramento
 
O Município da Lourinhã identificou a necessidade de melhorar os espaços verdes em meio urbano, com o objetivo de aumentar o sombreamento e o conforto térmico, sobretudo no verão e em períodos de ocorrência de ondas de calor. Neste sentido, o Município identificou treze espaços estratégicos, localizados na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, num total 10,49 ha.
 
Os espaços verdes urbanos são elementos essenciais à qualidade de vida nas vilas e cidades. A vegetação arbórea contribui para maior conforto e bem estar da população, uma vez que proporciona sombra, contribui para a redução da poluição atmosférica, para a diminuição da poluição sonora, bem como para a melhoria estética dos centros urbanos. Os espaços verdes contribuem ainda para a absorção da radiação ultravioleta, dióxido de carbono e a redução do impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial, assim como a promoção da biodiversidade.
 
Pela proximidade e maior facilidade de acesso ao local de intervenção, considera-se que a população que beneficia, de forma direta, da melhoria dos espaços verdes em meio urbano, em resultado da implementação do presente projeto, corresponde à população da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (10.507 habitantes).
 
Destaca-se, contudo, que os espaços a intervencionar visam a fruição pública em meio natural e atividades de lazer, não só por parte de residentes na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, mas também de outras freguesias do concelho. Desta forma, com a implementação do projeto proposto, a população da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, entre outros residentes concelhios e visitantes poderão encontrar nos locais intervencionados um refúgio em períodos de temperaturas elevadas, em particular em situações de ondas de calor, usufruindo do melhor conforto térmico dos locais,  de uso público, acessíveis a todos.
 

3. Testemunho | Vereador João Serra 

O COMPETE 2020 permite, ao Município da Lourinhã,  realizar intervenções em espaços verdes, para fruição pública em meio natural e atividades de lazer, criando ilhas sombra num aglomerado urbano, reduzindo os efeitos das ondas de calor e contribuindo para o combate às alterações climáticas.

 

 

 
 
A solução proposta desenvolve-se através da organização do espaço público, conciliando diversos usos, como funções de enquadramento, estadia e lazer.
 
Em toda a área de intervenção foram criadas zonas verdes de modo a fomentar o papel da estrutura verde no local em termos estéticos e ambientais. Promovem-se respostas eficientes, resistentes e de fácil manutenção e, ao mesmo tempo, integram numa conceção global, funcionalidade, acessibilidade e segurança. Em simultâneo, o presente projeto contribui para o objetivo de neutralidade carbónica (até 2050) comum aos países da União Europeia.
 
 

 

 

4. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto é promovido pelo Municipio da Lourinhã e conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do aviso 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, envolvendo um investimento elegível e incentivo FEDER de cerca de 74 mil euros.
 
 
5. Links
 

17/08/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030