EcoQueima

Entidade Promotora

A Felino é uma das maiores e mais prestigiadas empresas da península Ibérica. A experiência associada a uma atitude inovadora e uma oferta de qualidade permite-lhe estar ao nível do que melhor existe nos mercados onde atua, satisfazendo as necessidades dos seus clientes.

A Felino - Fundição e Construções Mecânicas S.A. foi fundada em 1936 desenvolvendo a sua atividade em dois sectores distintos: o fabrico de equipamentos de panificação e pastelaria disponibilizando aos seus clientes máquinas e instalações completas de padaria e pastelaria e o fornecimento de peças técnicas no sector metalúrgico e metalomecânico (fundição de ferro, fundição de alumínio, maquinação e montagem de componentes). A FELINO, empresa certificada pela norma ISO 9001:2008, investe desde sempre na inovação, na qualidade e no rigor, utilizando a tecnologia mais recente para a produção dos equipamentos e das peças técnicas, dispondo de laboratórios equipados para um controlo de qualidade apertado, para além de possuir gabinete próprio de estudos e projetos.

A par do seu sucesso, em 2009 foi distinguida pelo IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) com o estatuto de PME Líder pela qualidade da sua estratégia e desempenho empresarial, crescimento económico e liderança competitiva, estatuto esse que foi renovado em 2010, 2013 e 2014. Igualmente em 2011 e 2012 é distinguida pela mesma entidade com o estatuto de PME Excelência pelo seu desempenho ao nível das suas atividades económico-financeiras e de gestão.

Breve Resumo histórico da Felino  

1936

Foi autorizado pelo Ministério do Comércio e Indústria o pedido de alvará para exploração de uma  fundição e serralharia. A execução de peças simples partindo de chapas e perfis metálicos constituíram o  início da atividade da empresa sob a designação  social Ferreira Lino  & Irmão

1966

Ampliação da fundição de ferro

1972

Foi criada uma nova  unidade de raiz para as construções mecânicas (naves 1 e 2)

1980

Começo do processo de internacionalização da FELINO estando os seus produtos presentes em mais de 40 países.

1994

Inaugurada uma nova fundição de ferro na zona industrial de Sobrado

1996

Certificação da Qualidade da fundição de ferro

2011

Alargamento da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

Síntese

Para colmatar lacunas a nível da oferta do mercado, a FELINO desenvolveu um novo produto na área de combustão de biomassa que possibilita o fornecimento de energia térmica a processos industriais (numa vasta gama de potências) e o aquecimento ambiente de edifícios industriais. Esta decisão estratégica resulta num novo ciclo produtivo para a FELINO, que culmina numa aposta numa nova área de negócio, traduzindo-se numa oportunidade de acréscimo de produção enquanto fabricante de produtos próprios, utilizando deste modo a sua própria capacidade interna e produtiva, nomeadamente ao nível das peças fundidas em ferro.

A partir de 2016 lançará comercialmente um produto novo no seu leque de ofertas: uma caldeira a pellets modular, a ser utilizada só ou acoplada a um número variável de unidades, em função das necessidades térmicas da indústria alvo.

As equipas que estiveram envolvidas no projeto (FELINO/INEGI) com um perfil científico-tecnológico inteiramente adequado às exigências deste projeto geraram sinergia, combinando diferentes níveis de experiências e perspetivas levando a bom porto a efetivação deste projeto. Acrescente-se o impacto do conhecimento gerado não só para este projeto em particular mas igualmente para outras áreas do conhecimento, com por exemplo o estudo térmico e de escoamentos por elementos finitos, ou a identificação de materiais utilizáveis em caldeiras deste tipo. Acresce que esta iniciativa exigiu e gerou competências acrescidas, permitindo à FELINO desenvolver e testar as suas capacidades de transpor resultados tecnológicos para áreas distintas das tradicionais.

Para além do desenvolvimento de um novo produto, das suas repercussões e contributo para a economia nacional, esta iniciativa traz a público a dinâmica das competências complementares da Felino por detrás dos resultados e, acima de tudo, traz a público a dinâmica do sector em matéria de Inovação

 

Enquadramento

Existe uma necessidade real para desenvolvimento de novos equipamentos geradores de energia, capazes de apoiar os processos industriais, que recorram a combustíveis limpos e económicos e que sejam mais eficientes de um ponto de vista energético. A detenção de um produto com tais caraterísticas ajuda a alavancar a economia nacional por promover, não apenas a evolução da indústria portuguesa, mas por, igualmente, possibilitar aceder ao exigente mercado europeu.

A estratégia subjacente ao projeto assentou em reforçar a vasta experiência da FELINO no desenvolvimento de conceitos competitivos para fabricação de máquinas recorrendo ao conhecimento do INEGI nas áreas da combustão, fundição, design industrial, controlo e automação, bem como no desenvolvimento e aplicação de metodologias que promovam a criação de um produto ‘verde’ no desenvolvimento de sistemas produtivos complexos, tendo em vista que o produto comercializado possa usufruir do Rótulo Ecológico da União Europeia.

Desta forma, a FELINO irá conseguir colocar no mercado uma nova gama de produtos superior do ponto de vista tecnológico e sustentável, cujo desenvolvimento contribui para a promoção do aparecimento de novas tecnologias, produtos e processos inovadores a montante da fileira das tecnologias de produção, e dos fabricantes de sistemas produtivos em particular. O desenvolvimento foi realizado numa arquitetura aberta permitindo a sua integração em sistemas que possibilitem, posteriormente, a troca de fluxos de informação com outros sistemas industriais com vista à eficiência energética.

 

Projeto

Com o desenvolvimento e execução do projeto EcoQueima, a FELINO propôs-se a desenvolver um sistema avançado e inovador para a queima controlada de biomassa (pellets) permitindo à empresa o desenvolvimento de uma nova gama de produtos, tendo por base as tecnologias e competências de que dispõe nas áreas de fundição e maquinação como construtor de máquinas e de fabricante de peças técnicas.

Assim, o projeto desenvolveu um equipamento que possibilitará a alimentação de energia térmica a processos industriais assim como o aquecimento ambiente de edifícios dos sectores industriais e de serviços. Este tipo de produtos responde a necessidades reais de uma fração significativa da indústria portuguesa uma vez que a eficiência energética e ambiental destes sectores é cada vez mais um fator crítico para o aumento da competitividade das empresas.

 

Objetivos genéricos do projeto

A meta deste projeto consistiu no desenvolvimento de Sistemas Avançados e Inovadores para a Queima Controlada de Biomassa e da sua aplicação a um bem de equipamento, mais propriamente um protótipo de uma caldeira a biomassa (alimentada a pellets) para fornecimento de energia térmica a processos industriais de baixa e média potência. Pretendeu-se que este protótipo pudesse ser a base da criação de um produto novo para o portfólio de oferta da FELINO a lançar comercialmente em 2016 e que seja uma caldeira modular para que o seu funcionamento possa ser adaptado às diferentes necessidades das indústrias.

Em suma, o equipamento desenvolvido foi, tanto quanto possível, universal a diferentes ramos de aplicação sendo desejável que, com ligeiras modificações, fosse adaptável a qualquer caso específico.

O desenvolvimento deste produto perspetivou contribuir para um aumento de eficiência e de independência energética. As empresas podem assim reduzir a sua fatura energética possibilitando um aumento da sua competitividade através da diminuição do custo unitário do produto e poderão ainda ter benefícios indiretos que passam pela promoção de imagem da empresa como tendo forte vertente ecológica e de racionalização de energia, algo muito relevante para o mercado de exportação.

Este equipamento terá interesse para muitos sectores industriais, uma vez que grande parte dos processos industriais consumidores de calor necessitam de temperaturas elevadas, das quais se destacam as corticeiras, têxteis ou metalo-mecânicas.

 

Apoio

O projeto EcoQueima, promovido pela Felino mereceu o apoio do COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT, envolvendo um investimento elegível de €542.000 que correspondeu a um incentivo FEDER de €362.900.

Este tipo de incentivo foi fundamental para a concretização deste projeto. O investimento em I&DT é avultado e significa por si só um elemento muitas vezes impeditivo ao lançamento de boas ideias para o mercado e seu contributo para a alavancagem da economia nacional. Este tipo de incentivos, em muito contribui para realçar o lado competitivo das empresas o qual se traduz numa clara aposta no desenvolvimento de novos produtos e áreas de negócio. Denote-se ainda como apontamento final a importância deste apoio como um instrumento fundamental das políticas públicas em termos do desenvolvimento de um ambiente facilitador do reforço da competitividade das empresas e do desenvolvimento sustentado da economia.

 

Resultados Esperados

Os resultados do projeto ECOQUEIMA respondem às necessidades reais de uma fração significativa da indústria portuguesa e internacional, uma vez que a eficiência energética e ambiental destes sectores é cada vez mais um fator crítico para o aumento da competitividade das empresas. Destaca-se ainda o pedido de registo de patente internacional em curso e divulgação da caldeira e do queimador nas feiras Polagra-Tech (Polónia, 2014), Nordic Food Expo (Finlândia, 2014) e Elmia Subcontractor (Suécia, 2014).

 

Testemunho

Segundo Manuel Lino, Presidente do Conselho de Administração da FELINO e responsável pelo projeto “este só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a diversificação da atividade da Empresa e sem o qual dificilmente se conseguiria atingir os objetivos em tempo útil. Este tipo de apoios são fundamentais para as PME portuguesas para a sua evolução técnica, tecnológica e comercial com as vantagens inerentes para as próprias e envolvente”.

 

28/07/2015 , Por Célia Pinto