DyNaVoiceR: Reconstrução de voz disfónica para voz natural

Ajudar os pacientes afetados por disfonia vocal a comunicar de forma eficaz e confortável é o objetivo do projeto DyNaVoiceR, explica Aníbal Ferreira, Professor Associado na Universidade do Porto na newsletter semanal do COMPETE 2020.
 
 
1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto DyNaVoiceR visou o desenvolvimento de tecnologia de ponta destinada a apoiar pacientes com disfonia vocal, incluindo casos de afonia temporária ou permanente. O objetivo é que esta tecnologia avançada possa captar a voz disfónica através de um microfone e, em tempo real, reconstruir e reproduzir a voz de forma natural e precisa, proporcionando uma comunicação eficaz e confortável.
 
 
 
2. Testemunho | Aníbal Ferreira, Professor Associado com Agregação na Universidade do Porto
 
O projeto DyNaVoiceR reuniu uma equipa multidisciplinar e internacional de seis investigadores permanentes e seis investigadores contratados, abrangendo áreas como a Medicina, Engenharia, e Terapia da Fala, com o propósito de desenvolver uma tecnologia inovadora para a reabilitação da voz disfónica, e a afonia muito concretamente. A inovação visou a conversão, em tempo real, da fala sussurrada, em fala sonora, melhorando a sua inteligibilidade, projeção vocal e identidade sonora do falante. 
 
 
As principais realizações e impacto científico e mediático do projeto, até ano de 2022, podem ser encontrados em www.dynavoicer.com
 
O Apoio do Programa COMPETE foi absolutamente decisivo para que investigação fundamental e aplicada, decisivas para os objetivos do projeto, pudessem ser empreendidas e cujo impacto transcende em muito o horizonte temporal do período de atividades financiadas. 
 
Com efeito, duas publicações de revista, refletindo resultados de maior vulto das atividades do projeto, foram publicadas após o fim oficial das atividades financiadas. Ademais, uma terceira publicação de revista encontra-se em preparação refletindo resultados inéditos de investigação experimental na fonteira entre laringologia e engenharia. Estes resultados não só permitem aperfeiçoar modelos conhecidos da produção sonora vocal, como permitem configurar a sua utilização enquanto modelos flexíveis determinantes para o objetivo referido de reabilitação da voz disfónica, muito para além do que a tecnologia hoje disponível assegura aos pacientes que dela necessitam. 
 
Foi graças ao Programa COMPETE que meios e recursos qualificados puderam ser reunidos para gerar conhecimento e inovação numa lógica de impacto e efeito multiplicador de nova investigação transcendendo o período de atividades financiadas. Acreditamos que este mérito é um corolário que subjaz à Visão do Programa Compete e dinâmicas por ele induzidas.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto DyNaVoiceR, promovido pela Universidade do Porto, contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 239 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 203 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 
Website | Projeto DyNaVoiceR  
Website | Universidade do Porto  

19/10/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030