Bolsa de Investigação para Licenciado | FlexASComp

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Licenciado em Engenharia Eletrônica, no âmbito do projeto  FlexASComp: Célula Flexível De Montagem De Pequenos Componentes Com Clips, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 13 de maio 2022.

Requisitos de admissãoCategoria do destinatário:

• Alunos matriculados em Mestrado em Engenharia Eletrônica ou áreas afins;

• ou candidatos com licenciatura matriculados num curso que não confere grau académico na área desta bolsa de investigação ou área afim (por exemplo, pós-graduação, cursos de especialização, estudos avançados integrados no projeto pedagógico da Universidade do Minho) (as provas devem ser fornecidas no momento do processamento do contrato).

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico será verificada na data da contratação da bolsa;

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano letivo ou sua duração (estrela e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Perfil dos candidatos:

• Os candidatos devem possuir, no momento da candidatura, a licenciatura. A comprovação das habilitações académicas concluídas até à data limite de candidaturas, incluindo as resultantes de processos de reconhecimento de graus académicos, é exigida durante a fase de contratação.

• Experiência comprovada em 3 domínios: Robótica, Automação e Instrumentação.

Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019).

Plano de trabalhosO FlexASComp prevê o desenvolvimento de uma célula de trabalho autônoma, flexível, semiautomática ou automática que permita minimizar o tempo de inserção de componentes na operação de montagem, principalmente no que diz respeito aos conectores, pois é com estes que se gasta mais tempo devido ao número de pinos que precisam ser inseridos.

O objetivo do trabalho aqui proposto é o desenvolvimento de um sistema de visão a ser integrado na célula de trabalho com as seguintes funcionalidades:

• Exploração das funcionalidades do robô TM5-700 e sua programação;• Desenvolvimento de algoritmos de visão artificial para identificação de placas PCB através da leitura de códigos de barras ou códigos QR;

• Desenvolvimento de algoritmos de visão artificial para verificação dos componentes a inserir, nomeadamente a existência de pinos em falta ou pinos partidos;

• Programar o PLC para que comunique tanto com o robô como com os sistemas de visão para que a célula de trabalho execute as tarefas a que se destina.

• Programação do console HMI (Human Machine Interface) que interage com o operador;

• Testes de funcionalidade;

• Redação de documentação científica e técnica.

Local de TrabalhoO plano de trabalho será realizado no Grupo de Investigação em Electrónica Industrial da Universidade do Minho, localizado no Centro de Investigação Algoritmi da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Professor/Doutor Jaime Francisco Cruz Fonseca.

Duração da bolsaA bolsa decorrerá por um período de 6 meses, com início provisório em Maio ou Junho de 2022. Em caso algum a duração da bolsa poderá ultrapassar a duração do projeto e/ou a legislação aplicável.

 

02/05/2022 , Por COMPETE 2020
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa