2 Bolsas de Investigação para Mestre | POWER

O Instituto de Telecomunicações abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para detentor do grau de Mestre em Optical Communications, no âmbito do projeto POWER - Empowering a Digital Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15 a 29 de maio de 2023.

Requisitos de admissão: Estão previstas bolsas de investigação:

- para os estudantes inscritos num curso de formação de nível superior a realizarem atividades de I&D com o objetivo de consolidar a sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrados ou não em projetos de I&D.

- para os estudantes inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D. 

Os candidatos devem estar inscritos num doutoramento nas áreas de Engenharia de Telecomunicações e/ou Eletrónica, Engenharia Física, ou equivalente. O(a) candidato(a) deve ser motivado a aprender telecomunicações na área específica da fotónica. Ele(a) irá lidar com problemas de primeira linha e equipa nos campos mais avançados das telecomunicações. O candidato deve ter um conhecimento básico da teoria dos sinais ou das telecomunicações. Qualquer experiência em simulações ou laboratório será de grande relevância para o cargo.

Nota: Apesar de ser dada preferência a candidatos com grau académico de Mestrado, é possível aceita candidatos com grau académico de Licenciatura.

Plano de trabalhos: Integrar uma equipa dinâmica, desenvolver a próxima geração de interfaces 50 G para a rede PON e conceber e desenhar a próxima geração de interfaces 400 G e 800 G.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto de Telecomunicações - Aveiro, sob a supervisão do Prof. António Teixeira.

Duração da bolsa6 meses, com possibilidade de renovação. Data de início: junho de 2023 ou pouco depois.

 

 

15/05/2023 , Por COMPETE 2020