Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação (BI) no âmbito do projeto de TOP4ICT – Tooling Optimizing for ICT Systems, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 20 de maio a 3 de junho 2020.

Requisitos de admissãoOs candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Mecânica ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos: - Doutoramento (em área afim à solicitada em edital); - Mestrado/Mestrado Integrado (em área afim à solicitada em edital); - Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada, em área afim à solicitada em edital). Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados em processamento e caraterização de materiais e técnicas de simulação numérica.

Plano de trabalhosO plano de trabalhos para estas bolsas contemplam: - Revisão bibliográfica e elaboração de documento de conhecimento crítico na área da simulação numérica de estruturas de sistemas ICT (In-circuit Test Systems); - Seleção de materiais existentes no mercado com propriedades mecânicas e elétricas adequadas às funcionalidades exigidas principalmente nos componentes mais críticos de forma a respeitar os requisitos do sistema ICT; - Desenvolvimento de modelos numéricos para representação técnica CAD e simulação numérica FEM em ambiente ANSYS, NASTRAN ou equivalente, validados com informação experimental recolhida em ensaios mecânicos a realizar em laboratório, para otimização de comportamento estrutural principalmente à deformação e redução económica de massa. Verificação da resistência mecânica das ligações estruturais para integridade do sistema ICT global, decorrente da aplicação de solicitações funcionais impostas em operação e transporte; - Realização de estudos de avaliação da resposta das estruturas em função da distribuição de carregamentos em diferentes condições funcionais, recorrendo a modelos numéricos validados experimentalmente por tratamento de imagem e outros processos disponíveis em laboratório. - Desenvolvimento de ferramentas que propiciem o processo experimental de avaliação do desempenho dos componentes principais envolvidos no sistema ICT; - Redação de documentação científica e técnica. Será dada prioridade a candidatos com experiência em FEA, análise experimental de tensões e deformações e utilização de métodos automáticos de seleção de materiais Este contexto de investigação e abordagem metodológica é a adequada para a concretização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese doutoral.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Campus de Azurém - Guimarães).

Duração da bolsaA bolsa tem a duração de 12 meses, com início previsto a 18 de junho de 2020. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, decorridos 12 meses a partir da data de início da mesma. A duração máxima admissível da bolsa é de 26 meses.

20/05/2020 , Por COMPETE 2020