Doris: Universidade do Porto na vanguarda da inovação costeira!

Universidade do Porto lidera projeto Doris, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que integra conhecimento científico e avanços tecnológicos, abrindo novas possibilidades de aplicação em zonas costeiras e estuarinas. Foi assim criado um veículo autónomo para amostragem de surfactantes marinhos em sistemas Oceano-Rio.
 
DORIS: Desenvolvimento de um veículo autónomo de superfície para amostragem de surfactantes marinhos nos sistemas Oceano-Rio 
 
1. Síntese
 
O projeto DORIS tem como objetivo desenvolver um veículo autónomo de superfície com capacidade para recolher amostras da camada superficial da água e analisar filmes surfactantes e comunidades biológicas nessa zona. Este projeto, que integra conhecimento científico e avanços tecnológicos, abre novas possibilidades de aplicação em zonas costeiras e estuarinas.
 
O veículo autónomo será utilizado em duas situações distintas: zonas costeiras e estuarinas, permitindo assim a validação dos métodos e requisitos observacionais previamente definidos pelo consórcio. A meta a longo prazo deste projeto é contribuir para um melhor entendimento dos filmes surfactantes que se formam na interface das águas estuarinas e costeiras, ao mesmo tempo que aprofunda o conhecimento da biodiversidade de bactérias e vírus no estuário da Ria de Aveiro.
 
Este projeto representa um avanço significativo na investigação destes ecossistemas aquáticos, fornecendo informações valiosas para a preservação do ambiente marinho. 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto DORIS, promovido pela Universidade do Porto, contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de cerca de 240 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 204 mil euros.
 
 
3. Links
 
Website | Universidade do Porto  

02/11/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI
COMPETE 2030