Vestire expande unidade de fabricação de malhas tricot

Através da aquisição de teares avançados de jogos 12 e 14 são produzidos artigos em malha fina, com recurso a tecnologia de conceção e fabricação inovadora e total inserção na indústria 4.0, através de infraestrura digital. 
 
 
1. Síntese
 
O projeto foi concebido para potenciar o crescimento da Vestire, concentrando-se na produção de malhas finas destinadas a vestuário adulto, em contraste com a atual ênfase em malhas mais grossas para bebés e crianças. Para atingir este objetivo, a empresa investiu na aquisição de teares avançados de jogos 12 e 14, bem como na adoção de tecnologias inovadoras, situando-se plenamente na era da Indústria 4.0, com uma integração completa na infraestrutura digital.
 
Este esforço estratégico procura conferir à empresa uma posição competitiva nos mercados alvo, mediante a produção de malhas de alta qualidade, provenientes de matérias-primas mais nobres. Esta mudança de enfoque é acompanhada pela expansão da gama de produtos para incluir vestuário adulto, incorporando uma linha de confeção de blazers em malha, introduzindo um produto inédito a nível nacional.
 
O investimento associado ao Sistema de Incentivos à Internacionalização desempenha um papel crucial ao alavancar a progressão da empresa na cadeia de valor. Este impulso visa não só intensificar atividades de maior valor agregado, como design, moda e marca própria, mas também permitir a inserção da empresa em mercados internacionais.
 
Além disso, a implementação da Indústria 4.0 não apenas promove uma eficiência aprimorada nos processos produtivos, mas também fortalece a ligação com os clientes finais. Ao adotar tecnologias inovadoras e estratégias de produção de vanguarda, a empresa procura consolidar a sua presença nos setores de moda e design, proporcionando produtos distintivos e de alta qualidade. Este projeto representa, assim, um passo significativo para a modernização e expansão sustentável da empresa no cenário industrial contemporâneo.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial (Produtiva), envolvendo um investimento elegível de 2,9 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,4 milhões de euros.

30/11/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030