Projeto nacional inovador do setor automóvel valoriza folhas de pinho

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto WOOD.SHAPE4.0 visou responder aos desafios lançados pelo sector «na perspetiva de alcançar segmentos de mercado mais exclusivos, valorizando o acabamento de peças interiores de automóveis e do sector de construção, procurando novos produtos, cada vez com maior consciencialização ambiental e personalização», adianta Nânci Alves, gestora de projetos na TJ Moldes, na newsletter semanal do Programa. 
 
 
Wood.Shape 4.0 | Intelligent injection moulding on wood veneers aided by cyber-physics systems
 
 
1. Síntese
 
Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto WOOD.SHAPE4.0 tem como objetivo responder aos desafios impostos pelos setores automóvel e de construção. Pretende-se alcançar um mercado mais exclusivo, valorizando o acabamento de peças interiores e procurando novos produtos personalizados e com maior consciência ambiental. Para tal, o projeto usa folhas de madeira de pinheiro-bravo, recorrendo à tecnologia da conformação da madeira e do overmoulding, com o objectivo de produzir peças interiores de automóveis e do sector de construção.
 
A gestora de projetos na TJ Moldes, Nânci Alves, garante que este é o caminho para uma indústria mais tecnológica e sustentável. 
 
 
2. Testemunho | TJ Moldes
 
Nânci Alves | Gestora de Projetos
 
A problemática do WOOD.SHAPE4.0 surgiu da intenção de promover um produto endógeno num segmento de mercado consolidado. Assim procurámos valorizar folhas de madeira de pinheiro-bravo (Pinus pinaster, Ait.) recorrendo à tecnologia da conformação da madeira e do overmoulding, auxiliadas de sistemas automatizados de visão computacional e integração de tags RFID, com o objetivo de produzir peças com revestimento de folha de pinho e preenchimento polimérico de elevado valor acrescentado.
 
 
O projeto WOOD.SHAPE4.0 procurou responder aos desafios lançados pelo sector industrial automóvel na perspetiva de alcançar segmentos de mercado mais exclusivos, valorizando o acabamento de peças interiores de automóveis e do sector de construção, procurando novos produtos, cada vez com maior consciencialização ambiental e personalização. 
 
 
Neste tipo de produto pretendeu-se valorizar o uso da madeira pela sua baixa condutibilidade térmica e pelo apelativo aspeto visual, constituindo um produto com elevado valor comercial e impacto positivo na balança comercial. Assim, no WOOD.SHAPE4.0 pretendeu-se o desenvolvimento de produtos novos com elevado valor acrescentado, melhorando as características e as propriedades dos materiais e dos processos envolvidos.
 
 
Como promotor líder do projeto WOOD.SHAPE 4.0, a TJ Moldes considera que o apoio concedido pelo COMPETE 2020 foi fundamental para o projeto atingir os objetivos definidos, desenvolvendo, assim, um conjunto de recursos técnicos e científicos para responder aos desafios lançados pelo mercado. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto WOOD.SHAPE4.0 envolveu um investimento elegível de cerca de 991 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 671 mil euros.
 
Trata-se de um projeto em copromoção liderado pela empresa TJ Moldes, com participação da empresa Valco, Makertech e Plásticos Agostinho Batista e das entidades não empresariais Instituto Politécnico de Leiria, SERQ e Universidade de Coimbra.
 
4. Links úteis
 

09/06/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia