UPCork: Um projeto disruptivo para pranchas de cortiça perfeitas

Leia o testemunho de Manuel Tavares, da BTL - Indústrias Metalúrgicas sobre a implementação do projeto UPCork cofinanciado pelo COMPETE 2020 e o papel fundamental dos fundos comunitários. 
 
Este projeto visou o desenvolvimento de um novo processo de preparação individual da cortiça (cozedura e desumidificação), controlável e homogéneo para todas as pranchas, pela introdução de requisitos inerentes à indústria 4.0..
 
 
UPCork – Ultra Preparation Cork
 
1. Síntese
 
O projeto UPCork visou desenvolver um conceito inovador na preparação de pranchas de cortiça, tornando-a uniforme e controlável, prancha a prancha. 
 
O objetivo da BTL - Indústrias Metalúrgicas foi garantir condições consistentes de cozedura, o teor de humidade ideal e a estabilidade necessária para a produção subsequente de pranchas de cortiça. Foram exploradas todas as variáveis-chave e implementados sensores e sistemas de automação para monitorizar e otimizar cada aspeto do processo, rumo à Cortiça 4.0. 
 
Leia o testemunho de Manuel Tavares, da BTL - Indústrias Metalúrgicas sobre a implementação do projeto e o papel fundamental dos Fundos Comunitários.
 
 
2. Testemunho | Manuel Tavares BTL - Indústrias Metalúrgicas
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto UPCork visou o desenvolvimento de um novo processo de preparação individual da cortiça (cozedura e desumidificação), controlável e homogéneo para todas as pranchas, pela introdução de requisitos inerentes à indústria 4.0.
 
Apesar de o projeto ter decorrido em contexto pandémico, foram ultrapassadas todas as dificuldades e constrangimentos inerentes e atingidos os objetivos principais do projeto. Como resultado, foi concebido, desenvolvido e validado um protótipo para cozedura e secagem das pranchas de cortiça crua, individual e sequencialmente (cozedura e desumidificação), acrescido do tratamento e reciclagem dos efluentes gerados no processo. O protótipo desenvolvido pautou-se por um conjunto de importantes vantagens relativamente ao processo tradicional, nomeadamente na redução dos tempos de operação, na eficácia da limpeza das pranchas de cortiça, numa rápida e consistente regularização estrutural, assim como, na evidente melhoria ao nível do perfil sensorial das rolhas de cortiças resultantes. Com estes resultados claramente positivos e promissores está a ser concluído o processo de proteção de direitos de propriedade industrial e estudado o escalamento do protótipo para uma dimensão industrial.
 
O Programa COMPETE 2020 foi fundamental, não só pelo apoio financeiro que permitiu a execução do projeto, mas também a possibilidade de estabelecer um consórcio que foi fundamental para o sucesso e concretização deste projeto, resultado da partilha e know-how das diferentes entidades constituintes do consórcio: a BTL que foi o promotor líder e tomador da tecnologia, pela empresa WFS, end user da tecnologia e pelo CTCOR, entidade do SCTN. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto UPCork é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 594 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 362 mil euros.
 
 
4. Links
 

12/10/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia