Extratoteca: Extratos de microalgas com elevado valor acrescentado

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela empresa de biotecnologia A4F, o projeto Extratoteca visa a produção de extratos de microalgas, incluindo a análise de mercados-alvo e o desenvolvimento de produtos de valor-acrescentado, comenta Celina Parreira - RD&I Senior Project Manager. A rede de parceiros com conhecimento em biotecnologia microalgal será o ponto-chave para o sucesso.
 
 
1. Síntese
 
O projeto EXTRATOTECA tem um objetivo muito ambicioso: produzir extratos de microalgas e desenvolver produtos de valor acrescentado para mercados-alvo como, saúde, cosmética, alimentar, rações e fertilizantes. Para alcançar esse objetivo, a equipa conta com uma rede de parceiros altamente qualificados, com ampla experiência na área da biotecnologia microalgal. Essa rede de parceiros será essencial para o sucesso deste projeto pois juntos irão trabalhar incansavelmente para impulsionar a biotecnologia e desenvolver soluções inovadoras para desafios futuros. 
 
Este projeto, aliás, será o ponto de partida para criar um 'banco de extratos' de microalgas e cianobactérias com representatividade à escala mundial. A EXTRATOTECA irá incluir extratos selecionados de entre as microalgas disponíveis na coleção de culturas disponível para o consórcio e poderá incluir no seu catálogo extratos validados por entidades globais relevantes. A propriedade intelectual e licenças de exploração serão contratualizadas de acordo com os contributos das partes envolvidas gerando recursos para futura evolução e crescimento. 
 
 
2. Testemunho | Celina Parreira - RD&I Senior Project Manager
 
Celina Parreira - RD&I Senior Project Manager
 
Com o apoio do COMPETE 2020 e promovido pela empresa de biotecnologia A4F, o projeto explora várias combinações de condições de produção e colheita de biomassa de microalgas e procedimentos de extração, otimizando cada processo de forma a obter vários extratos com elevado valor acrescentado. A caracterização total dos extratos ao nível químico, bioquímico e funcional resultará no aumento do valor de cada extrato e da microalga respetiva. As características funcionais dos extratos são o fator chave para o valor comercial, revelando as potenciais aplicações.
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 1,3 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de um milhão de euros.
 
 
4. Links
 
A4F, ALGA FUEL, S.A.
 
Extratoteca | Página do projeto 

17/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia